Lewis Hamilton não poderá largar na pole position, mas mostrou no treino livre desta sexta-feira que, ainda assim, certamente vai dar trabalho para seus rivais em Interlagos. O heptacampeão mundial foi o mais rápido nesta primeira sessão, cravando 1min09s050 para desbancar seu principal concorrente pelo título, Max Verstappen.
De pneus macios, Hamilton só conseguiu ser mais rápido que o holandês da Red Bull restando poucos minutos para o fim do treino livre. O heptacampeão mundial ficou 367 milésimos à frente de seu maior adversário, embora a Mercedes venha enfrentando sérios problemas com o motor do carro.
Verstappen teve de se conformar com a segunda volta mais rápida do treino livre, com a marca de 1min09s417. Seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez, ficou com o terceiro tempo, cravando 1min09s492.
Se a Mercedes mostrou o potencial de seu carro para o fim de semana com Lewis Hamilton, o mesmo não ocorreu com Valtteri Bottas. O finlandês ficou com a quarta colocação ao cruzar a linha de chegada em 1min09s567.
Outro destaque do treino livre foi Pierre Gasly. O piloto da Alpha Tauri foi o quinto mais rápido da sessão, cravando 1min09s880, seguido pelas Ferraris de Carlos Sainz (1min10s124) e Charles Leclerc (1min10s142).
Enquanto a Alpha Tauri surpreendeu com Gasly, a McLaren teve de se conformar com tempos bem mais modestos. Lando Norris, com pneus médios, foi apenas o 15º mais rápido (1min10s610). Já Daniel Ricciardo registrou 1min10s990, figurando à frente apenas de Nikita Mazepin, da Haas.
Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), para o treino classificatório para a Sprint Race, a corrida de apenas 30 minutos que acontecerá no sábado e definirá o grid de largada para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
Confira o resultado completo do primeiro treino livre para o GP de São Paulo de F1:
Lewis leads the Red Bulls after first practice ?#BrazilGP ?? #F1 pic.twitter.com/GEzKAtt2T2
— Formula 1 (@F1) November 12, 2021