O Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 deste domingo foi marcado por um brutal acidente envolvendo Romain Grosjean. Na primeira volta, o carro do piloto bateu na AlphaTauri de Daniil Kvyat e foi de encontro ao guard rail, pegando fogo e partindo ao meio. Felizmente, o francês saiu lúcido da colisão e sofreu apenas queimaduras leves nas mãos e nos tornozelos, além da suspeita de uma fratura na costela.
Após a prova, Lewis Hamilton comentou o acidente e manifestou sua solidariedade a Grosjean. O vencedor da corrida enfatizou o susto que teve ao ver o ocorrido e exaltou o trabalho realizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para garantir a segurança dos pilotos.
“Foi uma imagem chocante de se ver. Sabemos que estamos correndo riscos quando entramos no carro, então fico muito grato pelo halo ter feito seu papel hoje”, declarou o britânico, mencionando a barra curva localizada à frente da cabeça dos pilotos para proteção.
“Sou grato que o guard rail não cortou sua cabeça ou algo assim, sabemos que poderia ter sido muito pior. Mas acaba sendo um lembrete de como esse esporte é perigoso e como a Fórmula 1 e a FIA têm feito um grande trabalho para que isso não aconteça”, completou.
I’m so grateful Romain is safe. Wow… the risk we take is no joke, for those of you out there that forget that we put our life on the line for this sport and for what we love to do. Thankful to the FIA for the massive strides we’ve taken for Romain to walk away from that safely https://t.co/dG8AXmsbKN
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) November 29, 2020
Antes, Hamilton já havia se pronunciado sobre o acidente através das redes sociais. “Estou muito grato por Romain estar seguro. Nossa, o risco que corremos não é brincadeira, para vocês que se esquecem que colocamos nossa vida em risco por esse esporte e pelo que amamos fazer. Gratos à FIA pelos enormes avanços que demos para que Romain se afastasse com segurança”, escreveu o heptacampeão da categoria.
O holandês Max Verstappen também comentou a batida de Grosjean e comemorou que o piloto da Haas não sofreu consequências graves. “Foi assustador no começo, porque vimos a bandeira vermelha e muito, muito fogo. Mas ainda bem que Romain agora parece bem”, disse o segundo colocado do GP do Bahrein.