Lewis Hamilton foi soberano e venceu o GP de Silverstone da Fórmula 1 na manhã deste domingo. Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, fecharam o pódio da tradicional corrida na Grã-Bretanha.
O heptacampeão mundial liderou de ponta a ponta o grande prêmio, sem ser atacado por Bottas. O finlandês teve um bom ritmo, ficando menos de dois segundos atrás durante grande parte da corrida. Mesmo com a pequena desvantagem, Bottas não conseguiu atacar Hamilton em nenhuma oportunidade. Na última volta, Lewis teve um pneu furado, mas atravessou a bandeira quadriculada em primeiro pela larga vantagem.
Max Verstappen também fez uma corrida consistente. Na largada, Charles Leclerc, da Ferrari, tentou forçar uma ultrapassagem, mas rapidamente o holandês fez valer o motor Honda e também não teve problemas para garantir um pódio pela terceira vez consecutiva.
O final da corrida teve requintes de crueldade para Bottas. Na antepenúltima volta, seu pneu dianteiro esquerdo furou e o piloto da Mercedes perdeu muito tempo para chegar ao boxes e conseguir a troca. Nisto, passou de segundo para 11º.
Os dois carros da Ferrari mais uma vez não tiveram o desempenho que se espera. Leclerc ainda conseguiu manter a posição na largada e terminou na terceira colocação com os problemas de Bottas, mas com ritmo bem abaixo dos demais. Já Vettel teve mais um final de semana para esquecer e fechou a corrida em Silverstone na 10ª posição.
A equipe sensação da temporada, a Racing Point, teve uma queda. Nico Hulkenberg, substituindo Sergio Pérez, que está contaminado pela covid-19, sequer foi para o grid. Minutos antes da largada, a escuderia emitiu um comunicado alegando problemas no carro e que o alemão não iria para pista. Então, todas as atenções foram voltadas para Lance Stroll. O canadense terminou em sétimo.
BREAKING: Nico Hulkenberg is out of the British Grand Prix and will not start Sunday’s race following an issue with his car#BritishGP ?? #F1 pic.twitter.com/vIYEgHXmiL
— Formula 1 (@F1) August 2, 2020
Sem grandes emoções e disputas na pista, o GP de Silverstone ficou marcado também pelas duas entradas do safety car. Na segunda volta, Magnussen bateu em Albon e parou no guardrail. Na volta 13, Kvyat perdeu o controle e também parou na mureta. Os dois acidentes sujaram a pista e foi necessária a entrada do carro de segurança.
Com a vitória, Hamilton se isola na liderança do campeonato 2020, chegando aos 85 pontos. Bottas é o segundo colocado com 58, na frente de Verstappen, que tem 52.
A Fórmula já estará de volta no próximo final de semana, quando será realizado o GP de aniversário de 70 anos da categoria. A prova será realizada novamente em Silverstone, às 10h10.
Confira o resultado do GP de Silverstone da Fórmula 1:
1- Lewis Hamilton (Mercedes)
2- Max Verstappen (Red Bull): +5.856
3- Charles Leclerc (Ferrari): +18.474
4- Daniel Ricciardo (Renault): +19.650
5- Lando Norris (McLaren): +22.277
6- Esteban Ocon (Renault): +26.937
7- Pierre Gasly (Alpha Tauri): +31.188
8- Alex Albon (Red Bull): +32.670
9- Lance Stroll (Racing Point): +37.311
10- Sebastian Vettel (Ferrari): +41.167
11- Valtteri Bottas (Mercedes): +42.167
12- George Russell (Williams): 52.004
13- Carlos Sainz (McLaren): +53.370
14- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo): +54.205
15- Nicholas Latifi (Williams): + 54.549
16- Romain Grosjean (Haas): +55.050
17- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo): + 1 volta
18- Daniil Kvyat (Alpha Tauri): abandonou
19- Kevin Magnussen (Haas): abandonou
20- Nico Hulkenberg (Racing Point): não foi para pista