Holanda vence os Estados Unidos por 3 a 1 e avança às quartas de final da Copa do Mundo
Abrindo as oitavas de final da Copa do Mundo, Holanda e Estados Unidos se enfrentaram no início da tarde deste sábado (3), no estádio Internacional Khalifa, em Ar-Rayyan, no Catar. Os americanos tiveram mais posse de bola, tiveram oportunidades, mas a eficiência holandesa e jogando praticamente no contra-ataque, foi melhor e levou a vaga com gols de Depay, Blind e Dumfries. Wright anotou o último gol dos americanos no mundial 2022
A PARTIDA
Os Estados Unidos começaram melhores. Com 2 minutos. A defesa holandesa afasta parcialmente o perigo. Mas Adams recupera a bola e toc para Pulisic, que chutou na saída do goleiro Noppert, que fez grande defesa.
Aos 9 minutos, a Holanda saiu para o ataque pela primeira vez. Gakpo toca para Dumfries, que estava aberto na direita e cruza rasteiro para Memphis Depay chutar de primeira e abrir o placar. Holanda 1 a 0.
A seleção americana teve mais posse de bola, levou chegou com mais facilidade ao gol da Holanda. Com 41 minutos, os americanos foram para cima e Robinson teve a chance de empatar, mas parou em Noppert.
Acuada em boa parte do tempo, a Holanda saiu para o ataque novamente. Nos acréscimos, Dumfries cruza rasteiro para a área e Blind chega batendo de primeira, ampliando o placar. Holanda 2 a 0.
A seleção dos Estados Unidos começou iguala primeira etapa: indo para cima. Mas dessa vez tentando reverter o placar.
Aos 8 minutos, Reyna ajeita para McKennie, que bateu colocado da entrada da área, mas pode cima do gol de Noppert.
O time holandês jogou com calma, tocando a bola e neutralizando os americanos. E quando isso aconteceu, quase o terceiro gol.
Aos 26 minutos, Koopmeiners chutou e o Turner defendeu. No rebote, Memphis Depay deu um peixinho e o goleiro defendeu novamente.
Na marca dos 30 minutos, Pulisic cruzou rasteiro na área e Wright desviou para o gol, diminuindo o placar. 2 a 1. Após o gol, a pressão começou, mas não durou muito.
A Holanda respondeu logo em seguida. 35 minutos, Blind cruzou na área para Dumfries, livre de marcação, fazer o terceiro da Laranja Mecânica.
Os americanos até pressionaram no fim da partida, mas não conseguiu reverter o resultado e a vaga ficou com os holandeses.
PRÓXIMOS JOGOS
A seleção holandesa enfrenta nas quartas o vencedor de Argentina x Austrália. O jogo será na próxima sexta-feira (09/12), às 16:00, no estádio Lusail.
FICHA TÉCNICA:
Oitavas de final
Local: Estádio Internacional Khalifa, Al Rayyan (Catar)
Data: Sábado, 3 de dezembro de 2022.
Horário: 12:00 (horário de Brasília).
Holanda: Noppert; Timber, Van Dijk, Aké (De Ligt) e Dumfries; De Roon (Koopmeiners), Frenkie de Jong, Klaassen (Bergwijn) e Blind; Gakpo (Weghorst) e Memphis Depay (Simons). Técnico: Louis van Gaal.
Gols: Memphis Depay (9 min do 1º tempo), Blind (45 min do 1º tempo) e Dumfries (35 min do 2º tempo).
Amarelos: Koopmeiners (14 min do 2º tempo) e Frenkie de Jong (42 min do 2º tempo).
Estados Unidos: Turner; Dest (Yedlin), Zimmermann, Ream e Robinson (Morris); Adam, McKennie (Wright) e Musah; Weah (Aaronson), Jesús Ferreira (Reyna) e Pulisic. Técnico: Gregg Berhalter.
Gols: Wright (30 min do 2º tempo).
Amarelos: não teve.
ARBITRAGEM
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires (Brasil)
Quarto árbitro: Andrés Matias Cabrera (Uruguai)
VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)