Depois de dar declarações fortes na noite de terça-feira, o armador James Harden teve seu desejo atendido e não joga mais pelo Houston Rockets. A equipe negociou o craque em uma troca envolvendo outras três equipes da NBA: Brooklyn Nets (o destino de Harden), Cleveland Cavaliers e Indiana Pacers, segundo informações dos jornalistas Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne.
O All-Star já tinha informado o Rockets na pré-temporada de que não queria mais jogar pela equipe do Texas, e seguiu chamando mais atenção pela falta de compromisso com o esporte do que pelos resultados em quadra. A gota d’água para que a diretoria do clube finalizasse uma troca pelo jogador aconteceu na terça, depois da derrota para o atual campeão Los Angeles Lakers. Harden declarou que não via futuro na temporada e que o clima do vestiário não era bom, mas foi desmentido por companheiros de equipe.
O Houston Rockets vai receber quatro escolhas de primeira rodada do Draft vindas do Brooklyn Nets e mais Dante Exum, Victor Oladipo e Rodions Kurucs. O Brooklyn Nets recebe James Harden e se solidifica como um dos times mais fortes da liga. O Cleveland Cavaliers recebe Jarrett Allen e Taurean Prince, enquanto que o Indiana Pacers fica com Caris LeVert e uma escolha de segunda rodada do Draft.
A troca reúne James Harden e Kevin Durant, que jogaram juntos no Oklahoma City Thunder e chegaram a disputar uma final de NBA. Apesar de perder sua principal estrela, o Houston Rockets recebe muito capital de Draft e pode pensar no futuro com esperança.