Líder do Grupo D da Eurocopa com sete pontos, a Inglaterra venceu a República Tcheca nesta terça-feira, por 1 a 0, e se classificou para as oitavas de final da competição. A partida, válida pela última rodada da primeira fase, foi disputada em Wembley e contou com gol de Raheem Sterling.
Apesar da derrota, os tchecos, que ocupam a terceira posição da chave e têm quatro pontos, também avançam no torneio.
No primeiro tempo, a Seleção Inglesa pressionou o adversário, dominou a posse de bola e acertou a trave. Os tchecos criaram poucas oportunidades.
Na etapa complementar, os ingleses continuaram superiores no jogo e a República Tcheca teve dificuldades para atacar. Entretanto, as equipes não finalizaram tanto e o jogo contou com menos chances criadas.
O jogo – Aos 12 minutos, Sterling recebeu cruzamento de Jack Grealish pela esquerda e, de frente para a meta, marcou o único gol da partida.
Jordan Henderson até ampliou o placar aos 40 do segundo tempo, mas ele estava impedido. Após consulta ao VAR, o gol foi anulado pelo árbitro.
Classificada às oitavas de final da Eurocopa, a Inglaterra enfrenta o segundo colocado do Grupo F, em Wembley, na terça-feira, às 13h00 (de Brasília).
Já a República Tcheca tem três possibilidades: joga contra Bélgica, Holanda ou o primeiro colocado do Grupo E.
Croácia x Escócia
Segunda colocada do Grupo D, a Croácia derrotou a Escócia, fora de casa, no Hampden Park, em Glasgow, por 3 a 1. Com o triunfo, os croatas garantiram a classificação na Eurocopa. Já a Seleção Escocesa, lanterna da chave com dois pontos, está eliminada.
O jogo – Os croatas abriram o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, com Nikola Vlasic. Ivan Perisic recebeu cruzamento e ajeitou de cabeça, para trás. O meia-atacante, dentro da área, finalizou no canto direito de David Marshall.
A Seleção Escocesa empatou aos 41, com Callum McGregor. O meio-campista aproveitou rebote da defesa e, na entrada da área, finalizou rasteiro no canto direito do goleiro Dominik Livakovic.
Necessitando da vitória para avançar na Eurocopa, a Croácia voltou para a segunda etapa atacando o adversário.
O time liderado por Luka Modric balançou as redes com o capitão da equipe. Aos 17, o meio-campista chutou da meia-lua e acertou o ângulo direito do goleiro. Quinze minutos depois, Perisic ampliou a vantagem, após marcar de cabeça em cobrança de escanteio.
Ocupando a segunda posição de sua chave, a Croácia enfrenta o vice-líder do Grupo E, no Estádio Parken, em Copenhagen, na segunda-feira, às 13h00 (de Brasília).