Terminou na noite deste sábado (29), em Maringá, a 55ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, que neste ano teve a participação de 3.200 atletas em 20 modalidades. Maringá levou o título de campeão geral dos JAPs com o melhor desempenho de uma cidade em todos os tempos. Com 627 pontos, abriu 145 pontos para a vice-campeã, Cascavel.
O último dia dos JAPs foi repleto de emoções nas quadras, no campo, na piscina, no tatame e até mesmo no campo aberto com o retorno em exibição da prova do tiro. Na piscina do Maringá Country Clube, os atletas de Foz do Iguaçu foram destaque, ficando com o título no masculino e no feminino. Das 120 medalhas, conquistaram 44, das quais 20 de ouro.No karatê, a cidade de Araucária ficou com o troféu de campeão no masculino e de vice-campeão no feminino.
No Estádio Willie Davids, Maringá venceu Araucária por 1 a 0 e voltou a comemorar um título no futebol masculino. Araucária, que já havia ficado com o vice em 2011, repetiu o desempenho. Francisco Beltrão completou o pódio.
Cascavel e Maringá fizeram a disputa final no futsal. O bom público no Ginásio Chico Neto incentivou bastante e ajudou o time da casa a virar o placar para 2 a 1 e terminar na primeira colocação. Ponta Grossa venceu a disputa do terceiro lugar e ficou com o bronze. No handebol masculino, o clássico entre Londrina e Maringá também foi equilibrado, terminando com o placar de 26 a 24 para Londrina. Cascavel completou o pódio.
O voleibol masculino de Maringá enfrentou Araucária na decisão do ouro e, pelo sexto ano consecutivo, ficou com o título. Cascavel venceu o duelo contra Foz do Iguaçu e ficou com a terceira colocação.
DESTAQUE – A partir da edição deste ano, o troféu de campeão geral volta a ser entregue para a cidade com melhor desempenho. Maringá, que foi a última a levar o título, em 2009, novamente mereceu o destaque.
A cidade sede faturou onze títulos (voleibol masculino, futebol masculino, futsal masculino, rugby masculino, vôlei de praia masculino, vôlei de praia feminino, taekwondo masculino, taekwondo feminino, tênis masculino, ciclismo feminino, bocha masculino). Teve ainda treze vice-campeonatos e cinco terceiros lugares. Dos 35 troféus possíveis, Maringá conquistou 29. O desempenho também foi alavancado no número de medalhas. Foram 45 de ouro, 51 de prata e 37 de bronze, alcançando 627 pontos.
Cascavel, que ficou com a segunda colocação geral, chegou aos 482 pontos conquistando cinco títulos, sete vice e oito terceiros lugares. No quantitativo de medalhas, recebeu 39 de ouro, 32 de prata e 53 de bronze.
Ponta Grossa mostrou eficiência para ficar na terceira colocação. A cidade alcançou 332 pontos com dois títulos, um vice campeonato e quatro terceiros lugares. O desempenho de medalhas da cidade é bem menor que os primeiros colocados. A cidade dos campos gerais alcançou 16 ouros, 17 pratas e 14 bronzes.
Londrina, com 306 pontos, ficou na quarta posição. Em quinto aparece Campo Mourão com 250 pontos, em sexto ficou Foz do Iguaçu com 242 pontos. A sétima colocação é de Toledo com 228 pontos, em oitavo ficou Paranavaí com 161, nono para Araucária com 137 pontos e, na décima colocação, ficou Pato Branco com 127 pontos.