O confronto desta sexta-feira (25) entre Paraná Clube e Joinville pela Série B não valia apenas os três pontos. Em seis partidas, o Tricolor nunca havia perdido na Vila Capanema para a equipe catarinense. Mas como para tudo tem uma primeira vez, o tabu foi quebrado. No primeiro tempo movimentado, a zaga paranista dormiu, Edigar Junio e Jael aproveitaram a bobeira e marcaram para o JEC. O artilheiro Giancarlo fez dois e descoutou ainda na primeira etapa. Porém Jael voltou a marcar, no começo do segundo tempo, e deu a vitória ao Joinville; 3 a 2.

Em duas partidas, o Paraná segue com três pontos e perde posições na tabela. Na próxima rodada, a equipe encara o pernambucano Santa Cruz, no Estádio do Arruda, no Recife. O jogo será na sexta-feira (2) às 21 horas. Já o Joinville somou os primeiros pontos na competição e recebe o Icasa, na Arena Joinville, pela terceira rodada.

O jogo

Apesar de jogar em casa e contar com o apoio da torcida, o Tricolor entrou em campo com sono e teve que correr atrás do prejuízo. O ataque pressionava, mas a zaga paranista dormia lá atrás e o JEC aproveitou para marcar duas vezes. Aos dez minutos, o goleiro Ivan lançou Edigar Junio. O camisa onze ganhou da zaga, dividiu com o goleiro João Ricardo e tocou para o fundo do gol. Pouco tempo depois, a zaga paranista fez a linha de impedimento boba e Jael, na velocidade, sobrou livre para tocar no canto do goleiro João Ricardo e ampliar a vantagem.

A torcida começava a ensaiar as primeiras vaias quando o Tricolor acordou. Na pressão, Paulinho cruzou rasteiro e encontrou Giancarlo dentro da grande área, o atacante bateu rasteiro e descontou a partida. Apenas sete minutos depois, o camisa nove empatou o jogo na sua especialidade. Em mais um cruzamento de Paulinho, desta vez da direita e por cima, Giancarlo subiu mais que a zaga e empatou tudo ainda no primeiro tempo.

Na volta do vestiário, o Tricolor continuava lento e com cinco minutos Jael marcou seu segundo gol na partida. Após a bola levantada na área, o atacante subiu no terceiro andar só encostou a cabeça na bola para desviar e tirar as chances do goleiro. Atrás no placar, o técnico Claudinei Oliveira colocou a equipe para o ataque, mas o JEC seguia firme na defesa. Nem mesmo a expulsão de Tarta, aos 40 minutos, ajudou a equipe da Vila, que perdeu a primeira na Série B do Brasileirão. Final da partida, 3 a 2.

Ficha técnica

Local: Estádio Durval de Britto e Silva (Vila Capanema). Data: sexta-feira, 25 de abril. Horário: 21h00min (Horário de Brasília).

Arbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP). Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo nas bandeiras (SP).

Paraná Clube: João Ricardo; Rodrigo Mann, Brinner, Anderson Rosa e Breno; Cambará (Rodrigo Seleste), Edson Sitta, Lúcio Flávio (Bismark) e Juliano Mineiro (Carlinhos); Paulinho e Giancarlo. Técnico: Claudinei Oliveira.

Joinville: Ivan, Murilo, Bruno Aguiar, Rafael e Bruno Costa; Naldo, Washington (Hygor) e Marcelo Costa (Franco); Welington Saci (Tarta), Edigar Junio e Jael. Técnico: Hemerson Maria

Cartões amarelos: Welington (Joinville); Bruno Aguiar (Joinville); Edson Sitta (Paraná Clube); Paulinho (Paraná Clube). Cartão Vermelho: Tarta (Joinville)

Gols: Edgar Junio (10 min 1ª tempo); Jael (21 min 1ª tempo e 5 min do 2 tempo); Giancarlo (32 e 37 min do 1ª tempo).