Judoca de Curitiba conquista vaga inédita para as Olimpíadas

Natasha Ferreira embarca para a França no dia 18 de julho. A curitibana lutará em Paris no dia 27 de julho

por Mariana Becker
com informações da assessoria
Publicado em 25 jun 2024, às 14h31.

Mais uma atleta paranaense está confirmada nas Olimpíadas de Paris. A judoca Natasha Ferreira recebeu a confirmação da vaga na segunda-feira (24) e será a primeira atleta da modalidade a disputar a competição.

Judoca de Curitiba conquista vaga inédita para as Olimpíadas
Ela será a primeira atleta do Paraná a disputar a competição na modalidade (Foto: Anderson Neves/CBJ)

Natasha tem 25 anos, é natural de Curitiba e será a representante brasileira na categoria ligeiro (-48kg). A vaga veio por meio da cota continental que foi realocada, ou seja, ela herdou uma das cotas não utilizadas pela Oceania.

Leia também:

Natasha começou o judô aos 4 anos de idade e desde os 7 anos está na Sociedade Morgenau. Ela acumula títulos nacionais e internacionais, sendo campeã pan-americana e sul-americana sub 18. Além de ter conquistado três medalhas no circuito mundial das categorias de base, sendo uma de prata e dois bronze.

Em 2019 a paranaense participou do Campeonato Mundial sub 21, e também se tornou a primeira judoca, treinando no estado do Paraná, a representar a seleção brasileira principal em um Grand Slam, em Brasília.

Após conquistar a 7ª colocação no Campeonato Mundial em Abu Dhabi, em maio, Natasha precisava apenas da confirmação do retorno dessa cota, para poder comemorar a vaga olímpica. Ela precisou esperar encerrar o Open de Lima, no último domingo (23), para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris. Natasha terminou a corrida olímpica na 26ª colocação do ranking, com 2.694 pontos.

A Seleção brasileira de judô que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos embarca para a França no dia 18 de julho. A curitibana lutará em Paris no dia 27 de julho.

Ciclo olímpico

Nos anos de 2021 e 2022, a atleta bateu na trave ao conquistar o vice-campeonato na Seletiva Nacional Paris 2024. No início de 2023, Natasha foi campeã desta competição, alavancando ainda mais a carreira e a motivação para se tornar uma atleta olímpica.

Um mês após ser campeã da seletiva, a curitibana conquistou a primeira medalha em Grand Slam, em Tel Aviv, Israel, sendo a primeira medalha em uma competição deste nível para o judô paranaense. O bronze na competição deixou a atleta mais próxima da disputa pela vaga olímpica.

Neste ano de 2024, Natasha conquistou a 5ª colocação no Grand Slam de Antália, na Turquia, e também no Campeonato Pan-Americano e Oceania, que foi realizado no Rio de Janeiro.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui