Neste sábado, após cancelamento do terceiro treino livre, foi disputada a prova classificatória para o Grande Prêmio de Sochi, na Rússia, da Fórmula 1. Lando Norris conquistou a pole com um tempo de 1m41s993. Lewis Hamilton liderou as duas primeiras baterias, mas caiu para quarto na última.
Vale destacar que Max Verstappen foi punido pela batida em Lewis Hamilton no GP da Itália e largaria três posições atrás da conquistada. Porém, a RBR optou por trocar o motor do carro e, com isso, o holandês vai largar na última posição.
Lewis Hamilton fez o melhor tempo da primeira bateria, com 1m45s992. Os cinco pilotos eliminados foram Raikkonen, Schumacher, Giovinazzi e Verstappen, que sequer completou uma volta, já sabendo que largará em último.
Na bateria seguinte, Hamilton voltou a marcar o melhor tempo, 1,45s129. Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi (sem tempo) e Charles Leclerc foram os cinco desclassicados na etapa.
Na última bateria, faltando cerca de cinco minutos, Hamilton bateu levemente na entrada dos boxes, onde e teve que trocar a parte da frente do carro. O inglês voltou para a pista, porém acabou rodando e caiu para quarto. Carlos Sainz anotou o melhor tempo inicialmente, mas foi superado por Lando Norris que, com 1m41s993, ficou a primeira posição de largada na Rússia.
Confira 10 primeiros no treino classificatório na Rússia:
1º Lando Norris
2º Carlos Sainz
3º George Russell
4º Lewis Hamilton
5º Daniel Ricciardo
6º Fernando Alonso
7º Valtteri Bottas
8º Lance Stroll
9º Sergio Perez
10º Esteban Ocon