Com 469 pontos, Londrina conquistou o título de campeã geral dos 26º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), encerrados neste sábado (17), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Maringá é a vice-campeã, com 422 pontos, e Curitiba ficou com o terceiro lugar, com 403 pontos.

O Troféu Disciplina, denominado Troféu Lourival Gonçalves dos Santos, foi conquistado pela equipe de São José dos Pinhais. O prêmio homenageia a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos, obedecendo aos critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos Jojup’s. Rolândia ficou em segundo lugar e a terceira colocação foi para Astorga.

Na avaliação do coordenador geral dos Jojup’s, Luis Antonio Costenaro, a realização dos 26º Jogos da Juventude do Paraná é um marco importante para o esporte paranaense. “Essa edição colocou São José dos Pinhais como uma das grandes forças do esporte paranaense. O evento aconteceu sem problemas e dentro dos padrões exigidos, em alguns casos com uma estrutura até melhor do que é recomendada”.

Costenaro destacou que “houve uma rivalidade sadia entre os municípios na luta pelo título de campeão geral, onde vencedores respeitaram os seus adversários e os perdedores souberam reconhecer a conquista do oponente, no melhor espírito esportivo”.

RESULTADOS – A festa da divisão A das modalidades coletivas aconteceu, em sua maioria, na quarta-feira (14/11). No sábado (17/11) as modalidades coletivas da Divisão B tiveram os seus campeões conhecidos.

No voleibol masculino Cascavel ficou com o título do voleibol masculino, ao derrotar Umuarama por 3 sets a 1. As duas equipes sobem para a divisão A em 2013, e Umuarama vai jogar em casa, uma vez que a fase final acontece naquele município no ano que vem. A terceira colocação ficou com Toledo.

No voleibol feminino, o título ficou com São José dos Pinhais, que derrotou Guarapuava por 3 sets a 2 no jogo mais disputado da competição. Em terceiro lugar ficou Rolândia.

No handebol masculino, o título ficou com a equipe de Alto Paraná, que venceu Foz do Iguaçu por 37 a 35 na final. A terceira colocação ficou com Goioerê. No feminino, o título ficou com Floraí, que venceu Toledo por 26 a 20 na grande decisão. A medalha de bronze ficou com Londrina.

No futebol masculino, Nova Esperança conquistou o título ao vencer Engenheiro Beltrão por 2 a 0 na grande final. Tuneiras do Oeste ficou com a medalha de bronze vencendo nos penâltis.

Outra modalidade encerrada foi o xadrez, que teve o domínio de Curitiba no feminino, seguido de Campo Mourão e Londrina. No masculino, Londrina conquistou o título pela quarta vez consecutiva, tendo como vice-campeão Ponta Grossa. Em terceiro lugar ficou a cidade sede, São José dos Pinhais.

Também foi encerrada neste sábado (17.11) a modalidade tênis de mesa, tendo como campeã no feminino a equipe de Londrina pelo terceiro ano seguido. O vice-campeão foi a cidade de Cascavel e o terceiro lugar ficou com Maringá. No masculino o título foi para Ponta Grossa, depois de 18 anos sem vencer. Maringá e Cascavel completaram o pódio.

Curitiba conquistou o título no judô feminino, ficando Cascavel com o segundo lugar e Londrina conquistando o terceiro lugar. No masculino, Curitiba também venceu depois de dois anos, com Londrina em segundo e Cascavel em terceiro.

No basquetebol masculino a festa foi de Curitiba, que venceu o jogo final contra São José dos Pinhais. Cambé ficou com o bronze. No feminino, Goioerê ficou com o título ao vencer São José dos Pinhais, e as duas equipes voltam à divisão A em 2013. O bronze ficou com Umuarama.

O título do atletismo feminino ficou com Curitiba e o de vice-campeão com Londrina. A terceira colocação foi para Maringá. No masculino, o título ficou com Londrina. O segundo lugar ficou com Campo Mourão e Paranavaí terminou em terceiro lugar.

Última modalidade a encerrar, o futsal teve como campeã no feminino a equipe de Ivaiporã, vencendo por 3 a 0 a equipe de Luiziana. A terceira colocação ficou com a equipe de Assaí. No masculino a decisão foi nos pênaltis. Depois de empate em 3 a 3 no tempo normal, Prudentópolis conquistou o título ao vencer por 4 a 3 Maringá. A terceira colocação ficou com a equipe de Matelândia.

CAMPANHA DO CAMPEÃO – Londrina foi campeã no atletismo feminino, futsal masculino, taekwondo feminino, tênis feminino e masculino, tênis de mesa masculino e no xadrez masculino. Foi vice-campeão no atletismo masculino, taekwondo masculino, basquete feminino e masculino, handebol masculino, judô masculino e em terceiro no karatê feminino e masculino, no futebol masculino, futsal feminino, ciclismo feminino, ginástica rítmica, judô feminino e xadrez feminino. Somente no handebol feminino disputou a divisão B, onde foi terceiro lugar.

Segundo o chefe da delegação londrinense nos Jojup’s , Pedro Lanaro, o título é fruto de um trabalho árduo de técnicos obstinados a revelar grandes talentos em várias modalidades: “O mérito é primeiramente dos atletas, que conquistaram suas medalhas, mas não podemos esquecer os técnicos que fazem importante papel de descobrir e lapidar os verdadeiros talentos”, afirmou.

PONTUAÇÃO:

Campeão: Londrina (469 pontos)
Vice-Campeão: Maringá (422 pontos)
3º Lugar: Curitiba (403 pontos)
4º Lugar: Cascavel (344 pontos)
5º Lugar: Ponta Grossa (290 pontos)
6º Lugar: Foz do Iguaçu (230 pontos)
7º Lugar: Campo Mourão (193 pontos)
8º Lugar: Toledo (136 pontos)
9º Lugar: São José dos Pinhais (120 pontos)
10º Lugar: Paranavaí (98 pontos)