Mais uma pra conta! Diante de muita chuva na Áustria, Hamilton faz pole; Verstappen é o segundo
Neste sábado (11), a chuva não deu trégua para a região da Estíria, na Áustria. Os pilotos da Fórmula 1 foram para a pista molhada competir em busca das melhores posições para a corrida de domingo. O treino começou com atraso, mas quando os pilotos foram para a pista a briga começou e o melhor duelo de todos foi entre Hamilton e Verstappen, brigando pela chance de largar em primeiro lugar.
Q1
A primeira parte do classificatório atrasou 40 minutos por conta da forte chuva na Estíria. Quando os carros foram para a pista, tiveram muitas dificuldades para guiar o carro nas más condições apresentadas. A cada volta os pilotos foram se adaptarando e os tempos melhorarando, o que resultou em uma grande alternância de pilotos no primeiro lugar do Q1.
A parte inicial do treino acabou quando o Giovinazzi rodou na pista e causou um acidente que resultou em uma bandeira vermelha. Diante disso, a sessão foi encerrada faltando 13 segundos para o fim. Lewis Hamilton acabou fazendo o melhor tempo do Q1, seguido por Verstappen em segundo e Lando Norris em terceiro. Raikkonen, Perez, Latifi, Giovinazzi e Grosjean foram eliminados e não passaram para o Q2.
Destaque foi para o piloto inglês George Russell, que colocou a Williams no Q2. Algo que não acontecia desde o GP do Brasil em 2018.
Q2
Com a situação climática ainda complicada, os pilotos voltaram para a pista na segunda parte do treino classificatório. Diante da chuva, Verstappen conseguiu fazer 1m17s938 que o colocou na primeira posição, mas logo depois foi ultrapassado por Hamilton, que fez 1m17s825. Diante disso, a primeira parte terminou com Hamilton liderando, Verstappen em segundo e Lando Norris em terceiro. Repetindo os três melhores da primeira parte.
Charles Leclerc da Ferrari acabou sendo eliminado no Q2, ficando na 11°posição. Nos últimos minutos da segunda parte do treino a chuva apertou e o monegasco não conseguiu melhorar o tempo para entrar no Q3. Sebastian Vettel, também da Ferrari, avançou para a parte final, mas terminou na 10°posição, mostrando mais uma vez o péssimo desempenho da Ferrari.
Leclerc, Russel, Stroll, Kvyat e Magnussen foram os eliminados do Q2 e não avançaram para a sessão final do classificatório.
Q3
Com as duas Mercedes, as duas Red Bull, as duas McLaren, as duas Renault, uma Alpha Tauri, uma Ferrari e muita chuva a sessão final do classificatório começou. O primeiro a ir para a pista foi Max Verstappen que dominou os primeiros minutos da última parte, fazendo os melhores tempos. Contudo não demorou muito para Lewis Hamilton superar o holandês mais uma vez e anotar 1m21s272.
A briga começou a ficar quente quando Bottas e Abon entraram na disputa, forçando um bom duelo entre as Mercedes e as Red Bull. A cada minuto um piloto foi desbancando o outro e fazendo o melhor tempo. No final de tudo, diante de muita chuva, deu Lewis Hamilton, fazendo 1m19s273 e conquistando a 89° pole da história da carreira. Completando a primeira fila, Max Verstappen ficou em segundo, seguido por Carlos Sainz em terceiro, Bottas em quarto e Ocon fechando o top 5.
Com as posições definidas, a largada acontece às 10h10 da manhã deste domingo, no circuito de Spielberg, no Grande Prêmio da Estíria, sendo essa a segunda corrida na Áustria. Desta vez a chance de chuva é de 1%, com a expectativa de um céu parcialmente nublado.