Mangaba, massagista do Cascavel Futsal, morre aos 79 anos

por Aline Cristina
com assessoria
Publicado em 31 maio 2022, às 09h18. Atualizado às 09h45.

Benedito Alves de Lima, o Mangaba, morreu na madrugada desta terça-feira (31), em Cascavel, no Oeste do Paraná. Mangaba estava internado no Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete desde o último dia 2 de maio, após apresentar quadro de dengue. Segundo os médicos, durante o internamento, ele desenvolveu hepatite. 

A doença rapidamente prejudicou o funcionamento de rins e fígado e Mangaba teve que fazer hemodiálise e foi entubado.  Nos últimos dias, a saúde e o corpo, sempre fortes, foram perdendo a capacidade de resposta. Ele desenvolveu uma pneumonia e não resistiu.

Ele deixa esposa, quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos. 

Trajetória

Benedito Alves de Lima tinha 79 anos. Nascido em Quatá, no interior de São Paulo, ele se mudou para Cascavel no final da década de 60. O apelido de criança virou sinônimo de carisma.

Ligado ao futebol desde os 13 anos, Mangaba foi um dos melhores massagistas esportivos do Brasil. Trabalhou em grandes clubes como Botafogo, Corinthians e Fluminense. Pelas mãos dele passaram nomes famosos da Seleção Brasileira, como Garrincha e Vavá. Foi também campeão paranaense de futebol com o Cascavel, em 1980. Em 1996, ele deixou os gramados para se dedicar às quadras. 

(Foto: assessoria Cascavel Futsal)

A história de Mangaba e do Cascavel Futsal se entrelaçam em uma parceria de amor e sucesso. Durante 23 anos, ele serviu a Serpente Tricolor. 

Mais do que a ajuda nos treinos e jogos, Mangaba era símbolo da paixão pela profissão e da dedicação ao esporte. 

Em abril deste ano, Mangaba seria homenageado pela Câmara de Vereadores de Cascavel com a medalha Xiquinho Zimerman, dada aos desportistas que engrandecem o esporte da cidade. Mas, a doença impediu que ele fosse receber o prêmio pessoalmente.

Lenda e símbolo do time, Mangaba esteve presente em todos os títulos conquistados pelo Cascavel em sua história. Da Série Prata ao título da Liga Nacional de Futsal, vencido em dezembro do ano passado, exatamente no dia do aniversário dele, foram mais de 15 troféus levantados. 

Em nota, o Cascavel Futsal e o Futebol Clube Cascavel lamentaram a morte de Mangaba.

O Futebol Clube Cascavel, em nome de seu presidente, Valdinei Silva, diretores, comissão técnica, jogadores e funcionários lamenta profundamente a morte de Benedito Alves de Lima, o Mangaba, massagista do Cascavel Futsal.

Prestamos nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e toda a comunidade do esporte, que está triste com a partida de uma de suas lendas. Mangaba era um gigante! Desde sempre esteve trabalhando e lutando para honrar as cores que vestia e levar o nome da nossa cidade cada vez mais longe. 

Nas quadras e nos gramados, Mangaba foi o símbolo da dedicação, do amor e da paixão pelo futebol. Descanse em paz, Mangaba! Que Deus console sua família e o receba em festa!

Nota Futebol Clube Cascavel

Hoje, o coração de todos nós tricolores está apertado. A saudade e a tristeza pela partida de um ser humano tão gentil, humilde, trabalhador e apaixonado como o Mangaba só diminuem quando pensamos que nossa lenda cumpriu sua missão e vai, finalmente, descansar. 

Obrigado por tanto amor e dedicação, amigo! Estaremos aqui, em todos os jogos, representando a sua história. Sabemos que você estará sempre torcendo por nós!

Cascavel Futsal

A Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) de Cascavel também expressou seu carinho pelo profissional Mangaba.

A Semel recebeu com tristeza a notícia da morte de Benedito Alves de Lima, o popular Mangaba. O massagista deixa um grande legado e sua contribuição para o esporte cascavelense ficará marcada na história. A Semel se solidariza com os familiares nesse momento de luto e deixa os mais sinceros sentimentos pela passagem do eterno Mangaba.

Semel

O velório acontece na Capela Master da Acesc, a partir das 8 horas da manhã desta terça. O sepultamento será na quarta-feira, às 10h30, no Cemitério Central de Cascavel.


Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!