O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta quinta-feira (12), em São Paulo, mas manifestações já estão marcadas por meio de redes sociais em pelo menos dez capitais brasileiras. De acordo com a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), e outras associações e sindicatos, a maior manifestação deve ocorrer em São Paulo.

Os organizadores do movimento pelo País afirmam acreditar que a Copa levou em consideração “interesses privados” e não “públicos”. Outra queixa dos ativistas é em relação à “criminalização dos movimentos sociais e das lutas”. Segundo eles, a presença da Forca Nacional de Segurança Pública e do Exército nas ruas já “viola a democracia brasileira”.

Fan Fest

Na capital cearense, os protestos “1.º Grande Ato na Abertura da Copa da Fifa- 2014 #CopaPraQuem?” e “Copa das Manifestações” devem acontecer na Avenida Beira-Mar, bem próximo do local onde foi montada a Fan Fest. Pelo menos duas manifestações estão programadas para o Rio. Uma na Candelária, no centro, a partir das 10 horas, e outra às 15 horas. O grupo da tarde pretende seguir da Estação de Metrô Cardeal Arcoverde para a Praia de Copacabana em que será realizada a Fifa Fan Fest.

Protestos em SP

Três manifestantes foram detidos e cinco ficaram feridos após confronto nas proximidades da Estação Carrão do Metrô. Além deles, uma repórter da CNN foi ferida por uma bala de borracha e foi levada para um hospital. “É sempre assim aqui?”, perguntou o jornalista espanhol da Reuters Nacho Doce. Mesmo com mais de três décadas de experiência em coberturas internacionais, Doce ficou surpreso e assustado com o que presenciou. “A PM começou muito rápido o tumulto.”

A Tropa de Choque ocupava todas as ruas das imediações da Estação Carrão desde as 8h30. Alguns policiais diziam que “não ia ter manifestação”. Eles estenderam o seu dispositivo pelas ruas do bairro e ficaram a postos à espera dos manifestantes.