Maratona de Curitiba 2023 terá 11 mil atletas em provas de até 42 km; veja detalhes
As principais ruas e avenidas de 22 bairros da capital paranaense serão dos corredores na manhã deste domingo (19). A Maratona de Curitiba 2023 reúne 11 mil atletas em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, com largada na arena montada na Praça Nossa Senhora da Salete, na região central da cidade.
A tradicional corrida de rua do calendário nacional e uma das maiores do país tem participantes de todos os estados brasileiros e de mais 10 países.
A programação oficial do evento inicia nesta quinta-feira (16) com a abertura da Expo Maratona de Curitiba, sediada no no Museu Oscar Niemeyer.
Além dos 11 mil atletas, são esperados cerca de 30 mil visitantes na Expo Maratona de Curitiba. No espaço temático no icônico MON, um dos símbolos do turismo da cidade, será não apenas o local da retirada de kit dos inscritos.
O local recebe três dias de evento com muito conteúdo, mais de 30 lojas com as últimas novidades do segmento de corrida e diversas ativações dos patrocinadores e parceiros do evento.
Afinal de contas, a Maratona de Curitiba 2023 assume espaço de protagonismo no calendário de grandes maratonas também pelas experiências com foco no corredor.
“Desde a abertura das inscrições, em abril, acolhemos o compromisso real e a preocupação genuína em entregar uma experiência de prova que atenda aos padrões mais elevados em qualidade técnica e experiências de encantamento no relacionamento com os participantes. Isto se refletiu no número de inscritos, com os 11 mil atletas confirmados, mil a mais da nossa projeção inicial. O que eleva nossa responsabilidade em entregar um evento que conecta emocionalmente os participantes e as marcas parceiras em todos os momentos, desde a Expo, a partir desta quinta-feira (16), até depois de linha na Maratona de Curitiba 2023, na manhã de domingo (19), afirma Arthur Trauczynski, Co-CEO da Global Vita Sports, empresa realizadora do evento ao lado da Associação Pro Correr de incentivo ao esporte.
Dos 11 mil inscritos, quase metade do total são atletas curitibanos. Historicamente, a Maratona de Curitiba tem uma relação estreita com os corredores da cidade. No entanto, não deixa de encantar atletas de fora dos limites do Paraná.
Estão confirmados corredores de todos os 26 estados brasileiros e também do Distrito Federal. Além disso, são mais de 10 países representados, de todos os continentes do planeta.
Os 42 km da maratona é a prova que reúne mais atletas, com 35% dos inscritos na distância. A meia maratona, com seus 21 km, vem logo em seguida, com aproximadamente 30% dos participantes. Juntas, as corridas de 5 km e 10 km, juntas, contabilizam 35% dos atletas.
Alinhada com a postura da cidade, reconhecida com a Capital Ecológica do Brasil, a Maratona de Curitiba 2023 assumiu a iniciativa de dar tratamento exemplar ao lixo gerado nos quatro dias de programação.
O evento tem a certificação Aterro Zero, em que 100% dos resíduos gerados serão enviados para reciclagem ou para coprocessamento. Plásticos, papéis e papelões serão reciclados para servirem novamente de matéria-prima.
Já os resíduos orgânicos serão encaminhados para compostagem. Ainda, os demais resíduos que não puderem ser reciclados, serão processados para que sejam uma alternativa aos insumos utilizados na produção de cimento.
Dessa forma, será evitado que mais de uma tonelada de resíduos sejam direcionados para aterros sanitários. A iniciativa é fruto da parceria entre a KWM, a Global Vita Sports e a Associação Pro Correr com o objetivo de transformar o que é considerado desperdício em valor.
Maratona, a prova principal
Neste domingo (19), a ação começa e termina na Praça Nossa Senhora da Salete. O local vai sediar a arena da Maratona de Curitiba 2023.
Além de espaço para o público acompanhar o evento e desfrutar de uma série de atrações, na praça estará o portal de largada e chegada.
Dela começa o percurso com 42,195 km – aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) -, que passa por 22 bairros da capital paranaense.
Além de pontos turísticos, como o Jardim Botânico e parques da cidade, estarão espalhadas ao longo do trajeto ativações motivacionais aos participantes e mais de 20 postos de hidratação e suporte.
As largadas começam às 5h, com o começo de prova na categoria ACD. A elite feminina larga cinco minutos depois.
Já a elite masculina e todos os corredores iniciam o percurso de 42 km às 5h10. Do total de R$ 192 mil em premiação, uma das maiores premiações de corrida de rua do Brasil neste ano, são R$ 164 mil aos cinco primeiros colocados no geral, masculino e feminino, da maratona.
Por isso, a prova atraiu nomes importantes do atletismo de longa distância brasileiro e de grande destaque recentemente.
Na prova masculina, Franck Caldeira de Almeida, ouro na maratona do Pan no Rio (2007) e vencedor de provas importantes pelo Brasil, está confirmado.
Além dele, também terá a participação de Maicon Mancuso, vencedor de duas meias maratonas importantes neste ano, nas maratonas internacionais de Porto Alegre e de Floripa. Quinto colocado em Curitiba no ano passado, Givaldo Sena vai correr novamente em busca do título.
Já a elite da maratona feminina reúne três atletas que subiram ao pódio na edição de 2022. Marlei Willers estará em ação novamente para defender o título e tentar o bicampeonato.
Ela terá a companhia de Renata Moreno e Conceição Oliveira, terceira e quarta colocadas no ano passado, respectivamente.
Além delas, também vão encarar os 42 km em busca do lugar mais alto do pódio a campeã da Maratona Internacional de Floripa 2023, Jéssica Amanda, e a queniana Vivian Jelagat Jeptepkeny, vice na maratona de Porto Alegre neste ano.
Meia maratona e provas de 10 km e 5 km
Além da maratona, com largadas entre as 5h e 5h10, da arena na Praça Nossa Senhora da Salete largam os atletas que vão encarar as outras três distâncias. A meia maratona, com seus 21 km, começa às 5h20. Já o começo das corridas de 10 km e 5 km será às 5h30.
O percurso da meia maratona é uma das novidades para a edição deste ano. Em 2022 foi realizada na primeira metade da maratona, com a linha de chegada na Praça Afonso Botelho. Atendendo a pedidos dos atletas, a chegada será na Praça Nossa Senhora da Salete, que terá uma infinidade de atrativos e muitas ativações focadas nos corredores.
Dessa forma, o trajeto vai explorar a região do Centro Cívico e também parte do centro histórico de Curitiba. Já nos 10 km, os atletas encaram trechos pelas avenidas Mateus Leme e Cândido de Abreu, com passagem no entorno do Bosque Papa João Paulo II e ruas do Centro Cívico. Já a prova de 5 km contempla o Centro Cívico e seu entorno, com trajeto parecido com os quilômetros finais da maratona.
Retirada de kits na Expo
Além de fazer parte do cenário dos percursos nas quatro distâncias, o Museu Oscar Niemeyer sedia a Expo Maratona de Curitiba. Um dos símbolos do turismo curitibano, conhecido também com o Museu do Olho, contará com três dias de programação. Nele os atletas inscritos farão a retirada de kits e também irão encontrar uma vasta programação a partir da abertura, nesta quinta-feira (16).
Com entrada gratuita, a Expo Maratona de Curitiba deve receber mais de 30 mil visitantes até sábado (18).
Serão três dias de muito relacionamento, conteúdo, lojas e experiências com foco no corredor. No local estão confirmadas a Loja Procorrer, Gumm, Victoria Sports, Top Run, Jfsun, Woom, Rikam, Menotti e Bula Verdde, loja oficial da marca Maratona, além de diversas ativações dos patrocinadores e parceiros do evento.
A Expo Maratona de Curitiba será aberta às 10h desta quinta-feira (16). Tanto na quinta quanto na sexta-feira (17), o funcionamento do espaço temático vai das 10h às 20h. No sábado (18), véspera das provas, a Expo funciona das 9h às 17h.
No sábado (18), logo após o término da Expo Maratona de Curitiba, a programação continua com o Jantar de Massas oficial do evento. Realizado pela primeira vez, os ingressos são limitados e vendidos antecipadamente.
O jantar pré-prova será no Restaurante Dom Antonio, localizado no bairro de Santa Felicidade, bairro tradicional da culinária italiana em Curitiba. A ação vai reunir atletas e influencers em uma noite de confraternização, com música ao vivo, sorteios de brindes e espaço kids.
Maratona de Curitiba 2023
A primeira edição do evento aconteceu em 1997. Com um percurso técnico, subidas longas e suaves, a prova percorre 22 bairros da cidade e passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
A Maratona de Curitiba 2023 tem como parceiros a Volkswagen Barigui, Rumo, Compagas, Procorrer, Dobbro, Cetac, Sanepar, Verde Mais, KWM e Grupo RIC. Conta também com o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, e realização e organização da Global Vita Sports e Associação Pro Correr.
O Grupo RIC é o media partner da Maratona de Curitiba e está produzindo reportagens e outros conteúdos que contam tudo sobre a maior competição esportiva de rua do Paraná e uma das mais importantes do Brasil.
Serviços
Maratona de Curitiba
- Data: 19 de novembro
- Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5km
- Site do evento: https://bit.ly/maratonadecuritiba2023
Expo Maratona de Curitiba
- Datas: 16, 17 e 18 de novembro
- Local: Museu Oscar Niemeyer
- Horários: Quinta-feira (16): 10h às 20h – Sexta-feira (17): 10h às 20h – Sábado (18): 9h às 17h
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui