A Maratona Caixa de Curitiba acontece neste domingo (17) com o trajeto de 42 quilômetros cortando diversos bairros da capital paranaense. Em função desta prova, que terá a participação de 5 mil pessoas, diversas ruas serão fechadas e o trajeto de linhas de ônibus será alterado.
Além da maratona, mais duas provas estão inseridas no evento: corrida de 10 quilômetros e caminhada de 6 quilômetros – que terão suas largadas em horários diferenciados.
A largada e chegada das provas acontecem na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Por esse motivo, o projeto Ciclolazer Curitiba – realizado todos os domingos das 8 às 16 horas na localidade – será suspenso neste dia 17.
As provas têm tempo limite para serem finalizadas. Conforme o regulamento os atletas terão o período de seis horas para concluir a maratona e 1h30 para concluir a corrida de 10 quilômetros e também a caminhada.
A Maratona de Curitiba irá alterar o percurso de cerca de 200 linhas de ônibus urbanos e metropolitanos durante o período da prova. As mudanças, feitas pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte, prevêem alterações de itinerários, ou então paradas, em cruzamentos, até a travessia dos participantes, liberando então o trajeto.
Diversas vias estarão interditadas das 7 horas até 13h30 para a realização do evento. Confira os acessos alternativos:
Caminhos alternativos
No sentido bairro/centro, o acesso sem interferências com a Maratona de Curitiba se dará nas seguintes vias: Rua Trajano Reis e Dr. Muricy (viaduto sobre a Trav. Nestor de Castro); Av. Visconde de Guarapuava (trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral); Viaduto do Colorado (ligação entre a Av. Com. Franco e Rua Mariano Torres); Av. Pres. Affonso Camargo (acesso localizado abaixo do viaduto da Rua Ubaldino do Amaral);
Para os condutores vindos da região sul da cidade, o acesso à região central sem interferências com a maratona pode ser feito através da Linha Verde, entrando no acesso da Av. Senador Salgado Filho, seguindo pelas ruas Imaculada Conceição e Brasílio Itiberê, Viaduto do Colorado e Rua Mariano Torres.
No sentido centro/bairro, os acessos sem interferências podem ser feito pelas seguintes vias: Av. Sete de Setembro (trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral; Viaduto do Colorado (ligação para a Av. Com. Franco); Viaduto do Capanema (ligação da Ubaldino do Amaral com a Av. Prefeito Omar Sabbag); Av. Pres. Affonso Camargo (acesso localizado abaixo do viaduto sob a Rua Ubaldino do Amaral).