Com campanhas iguais na Série B do Campeonato Brasileiro – uma vitória, um empate e duas derrotas – Paraná Clube e Boa Esporte se enfrentaram pela 5ª rodada do Brasileirão precisando vencer para subir na tabela. Apesar da necessidade, as duas equipes não saíram do 0 a 0 na Vila Capanema na noite desta sexta-feira (16) e seguem com o mesmo número de pontos: cinco. A equipe paranista soma um mês sem vitória e mantém o tabu de nunca ter perdido para o time de Varginha em seu Estádio.
Mesmo com o jejum de cinco jogos sem vencer, incluindo a Copa do Brasil, para o Tricolor, o empate até saiu de bom tamanho. O goleiro Marcos fez três defesas importantíssimas e segurou o placar igual. Na mais importante delas, Fernando apareceu cara a cara com o goleiro que se esticou todo e tirou o que parecia feito. Já o Boa Esporte se defendeu bem e leva um ponto para casa.
Na próxima rodada, a equipe de Claudinei Oliveira enfrenta o Avaí na terça-feira (20), às 19h30 no Estádio da Ressacada. Já a equipe mineira mede forças contra a Luverdense no Estádio Passos de Ermas.
O jogo
A partida começou muito disputada, passes errados e um perde e ganha na meia cancha sem fim. Apesar da embolação, o Tricolor teve as primeiras chances de gol logo nos primeiros minutos. A primeira, aos cinco, com a cabeçada do zagueiro Gustavo por cima do gol. A segunda, a mais clara, veio nos pés de Gabriel Barcos que em boa jogada individual chutou a bola na trave.
Com o passar dos minutos, o time paranista começou a colocar a bola no chão e controlar a partida. Apesar de ter a maior posse dela e envolver a equipe mineira, o ataque não funcionava e as principais jogadas eram as individuais. Edson Sita, aos 32 minutos, teve a oportunidade em chute de fora da área, mas finalizou para cima. No lance seguinte, Keno passou por três marcadores e na hora de tirar do goleiro Emerson, chutou para fora. Ainda no final da primeira etapa, o Boa quase marcou com o cabeceio de Tiago Carvalho, Marcos espalmou a bola e garantiu o empate da primeira etapa.
Apesar de atacar muito, era o Boa Esporte que obrigava o goleiro Marcos a trabalhar. Logo na volta do intervalo, Fábio Júnior – veterano estreante que já marcou 470 gols na carreira – quase abriu o placar no chute da entrada da área, mas novamente o goleiro paranista fez boa defesa. Pouco tempo depois, o Paraná respondeu e, de novo, parou na trave. Breno avança pela lateral esquerda e no cruzamento, a bola desvia na zaga mineira para o poste.
Aos 25 minutos, o goleiro Marcos voltou a brilhar e salvou o Paraná de tomar o gol. Fernando apareceu livre na grande área e o defensor Tricolor se esticou todo para tirar a bola rasteira batida no canto. No final da partida, Claudinei Oliveira mandou sua equipe para o ataque e na pressão final, as chances apareceram, mas o goleiro Emerson segurou o empate do lado mineiro. Barcos teve a chance no chute de fora da área, mas pegou mal na bola e jogou para fora. Nos acréscimos, Lúcio Flávio bateu uma falta perigosa e o goleiro Emerson espalmou a bola. Final de partida: 0 a 0.
Ficha técnica
Local: Estádio Durval de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba. Data: 16 de maio de 2014. Horário: 21 horas (horário de Brasília).
Arbitro: Marcos Mateus Pereira (MS). Assistentes: Antonio Luiz Guimaraes Lugo (MS) e Edmilson da Silva Rodrigues (MS).
Paraná Clube: Marcos; Carlinhos Miranda (Carlinhos), Gustavo, Anderson Rosa e Breno; Cambará (Thiago Humberto), Edson Sitta, Lúcio Flávio e Henrique Santos (Juliano Mineiro); Keno e Gabriel Barcos. Técnico: Claudinei Oliveira
Boa Esporte: Emerson; Maranhão, Wallace, Thiago Carvalho e Marinho Donizete; Moisés Ribeiro, Vinicius Hess, Betinho e Pedrinho (Fernando Karanga); Fábio Júnior e Malaquias. Técnico: Nedo Xavier
Gols:
Cartões amarelos: Moisés Ribeiro (Boa Esporte); Gabriel Barcos (Paraná Clube); Lúcio Flávio (Paraná Clube); Anderson Rosa (Paraná Clube); Tiago Carvalho (Boa Esprote)