O holandês Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria neste domingo, indo para seu terceiro GP como vencedor seguido. O piloto da Red Bull foi líder do início ao fim e em nenhum momento ficou ameaçado de perder sua posição. Sendo assim, Max segue na liderança geral da Fórmula 1, com 182 pontos.
O 2º colocado foi Valtteri Bottas, da Mercedes. O finlandês largou em quinto mas conseguiu se recuperar no decorrer da corrida. O 3º colocado foi Lando Norris, da McLaren. O jovem piloto travou interessantes disputas na corrida e conseguiu o pódio após ultrapassar Lewis Hamilton, que ficou em 4º
O britânico atual campeão chegou a ficar na segunda colocação no decorrer da corrida, mas foi perdendo posições. Com a 4ª colocação, Hamilton chegou aos 150 pontos e se distanciou ainda mais da liderança geral.
Logo na primeira volta do Grande Prêmio, o Safety Car teve que ser acionado. Esteban Ocon acabou sendo tocado na largada e teve que ser retirado da corrida.
Na relargada do Safety Car, Lando Norris e Sergio Pérez brigaram pela segunda posição e, em um momento de toque entre os carros, Pérez acabou sendo deslocado e perdeu posições. Na volta 22, Lando acabou penalizado por cinco segundos por esse movimento e deu passagem para Lewis Hamilton ultrapassá-lo.
Na volta 42, Pérez também foi penalizado com cinco segundos após choque com Charles Leclerc, em situação semelhante a que envolveu Norris. Em cerca de cinco voltas depois, novamente os carros se chocaram, causando irritação no piloto da Ferrari e mais uma punição para o mexicano.
In a class of his own ?#AustrianGP ?? #F1 @Max33Verstappen pic.twitter.com/5CQgyu2QzZ
— Formula 1 (@F1) July 4, 2021
A Ferrari foi um dos destaques da corrida. Após nenhum de seus pilotos conseguirem avançar para o Q3 no classificatório, Leclerc e Sainz terminaram em 8º e 5º, respectivamente. Pérez acabou em 6º, Daniel Ricciardo em 7º Pierre Gasly em 9º e Fernando Alonso em 10º.
O próximo Grande Prêmio será apenas no dia 18 de julho, na Grã-Bretanha.
Confira a classificação do GP da Áustria:
1º – M.Verstappen (Red Bull)
2º – V.Bottas (Mercedes)
3º – L.Norris (McLaren)
4º – L.Hamilton (Mercedes)
5º – C.Sainz (Ferrari)
6º – S.Pérez (Red Bull)
7º – D.Ricciardo (McLaren)
8º – C.Leclerc (Ferrari)
9º – P.Gasly (AlphaTauri)
10º – F.Alonso (Alpine)
11º – G. Russel (Williams)
12º – Y.Tsunoda (AlphaTauri)
13º – L.Stroll (Aston Martin)
14º – A.Giovinazzi (Alfa Romeo)
15º – N.Latifi (Williams)
16º – K. Raikkonen (Alfa Romeo)
17º – S.Vettel (Aston Martin)
18º – M.Schumacher (Haas)
19º – N. Mazepin (Haas)
OUT- E.Ocon