O evento de atletismo, que contou com apoio do Grupo RIC, foi dominado pelos corredores africanos. Os quenianos Mark Korir e Nancy Kipron quebraram neste domingo (9) os recordes da Meia Maratona de Curitiba nas provas individuais. Korir foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na prova masculina, com tempo de 1:05:01. Vencedora da prova para mulheres, Nancy concluiu o trajeto em 1:13:37.
O segundo lugar também ficou com quenianos, nas duas categorias: Fikru Abera Dadi no masculino e Meseret Biratu no feminino. O terceiro lugar na prova para homens ficou com José do Nascimento Souza, paranaense de Piraí do Sul. E na prova para mulheres, também uma brasileira em terceiro lugar: Adriana da Costa.
A Meia Maratona Internacional de Curitiba foi dividida em três categorias: individual e revezamento de 21 quilômetros e caminhada de 5 quilômetros.
O atleta José do Nascimento Souza, paranaense de Piraí do Sul, ficou contente com sua classificação. “O terceiro lugar é muito importante. Foi uma prova difícil, com um percurso de subidas e descidas, o que é bastante desgastante”, explicou.
Mas a Meia Maratona também reuniu centenas de atletas amadores, que correm por prazer e preocupação com a saúde. O corredor Nivaldo Cortelette, 73 anos estava feliz. “Consegui finalizar a prova com um tempo razoável. É isso que vale”, explicou, ao lado da esposa, a também corredora Claudete, de 53 anos.
Confira os vencedores:
Masculino:
1º lugar – Mark Korir –Quênia
2º lugar – Fikru Abera Dadi – Quênia
3º lugar – José do Nascimento Souza – Brasil
4º lugar – Alisson Peres – Brasil
5º lugar – Marcos Alexandre Elias – Brasil
Feminino:
1º lugar – Nancy Tepkosgli Kipron – Quênia
2º lugar – Meseret Biratu – Quênia
3º lugar – Adriana da Costa – Brasil
4º lugar – Rosângela Gavinski – Brasil
5º lugar – Letícia Saltori – Brasil