Fabrice Coffrini / AFP
Os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser adiados para o fim de 2020, com o intuito de barrar a propagação do coronavírus, que infectou 274 pessoas e matou seis no Japão, até o momento.
Nesta terça-feira, a ministra e ex-patinadora, Seiko Hashimoto, disse em audiência no Parlamento que os Jogos não devem ser cancelados, mas podem sofrer alteração nas datas.
“O COI (Comitê Olímpico Internacional) tem o direito de cancelar os jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, comentou.
Hashimoto ainda fez fez questão de salientar que o governo japonês está dando a devida atenção e fazendo de tudo para que as Olimpíadas ocorram dentro do planejado, entre 24 de julho e 9 de agosto.
“As preparações para os jogos Olímpicos de Tóquio estão continuando com o objetivo de termos um edição de sucesso dos Jogos neste verão em Tóquio. Estamos fazendo o máximo de esforços para que não tenhamos de encarar essa situação de adiamento”, finalizou.
O coronavírus já infectou mais de 90 mil pessoas pelo mundo e fez mais de três mil vítimas.