Morreu neste sábado, aos 70 anos, o narrador Luciano do Valle, um dos principais nomes do jornalismo esportivos no Brasil. Luciano passou mal em um voo. Ele completou 50 anos de carreira há um ano e se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo. A Band, emissora que ele ajudou a alavancar como o “Canal do Esporte”, até às 17h15 deste sábado, afirmava que ainda não sabia a causa da morte.

Luciano marcou época na televisão brasileira, tendo narrado a Copa de 1982 pela Rede Globo. Ele era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista.

O narrador teve papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na TV aberta. Organizou o jogo memorável entre Brasil e URSS, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro. Abriu espaço para Hortência e Paula, transmitiu jogos de futebol feminino, alavancou a carreira de Maguila e deu o início para transmissões da NBA, da Fórmula Indy e do futebol americano no Brasil.