Mundo do tênis se mobiliza pelas vítimas dos incêndios na Austrália
O mundo do tênis, que tradicionalmente começa sua temporada na Austrália, iniciará uma arrecadação de fundos para as vítimas dos incêndios no país, após um apelo feito pelo jogador australiano Nick Kyrgios.
“Vamos @TennisAustralia!. Podemos com certeza organizar uma exibição antes do @AustralianOpen para arrecadar fundos para as vítimas dos incêndios”, tuitou o jogador de 24 anos, mais conhecido por suas polêmicas.
O tenista disse que vai destinar 200 dólares australianos (o equivalente a 125 euros) para cada ‘ace’ que conseguir durante o verão australiano.
Seu compatriota Alex De Miñaur o apoiou na ideia e afirmou que dará 250 dólares australianos (156 euros) para cada ‘ace’.
Enquanto isso o presidente da federação australiana (Tennis Australia), Craig Tiley, anunciou a organização de “um certo número de coletas e de operações de apoio durante a ATP Cup, o Aberto da Austrália (20 de janeiro – 2 de fevereiro) e outros eventos durante as próximas semanas”.
Desde o início da época dos incêndios, no início de setembro, ao menos 18 pessoas morreram na Austrália e várias milhares tiveram que deixar seus domicílios devido ao avanço das chamas.
Os incêndios são o tema mais discutido antes da ATP Cup, competição por equipes que começa na sexta-feira em Brisbane, Perth e Sydney, lugares onde o ar foi contaminado por uma nuvem de fumaça tóxica provocada por estes fogos.
Os organizadores anunciaram que médicos especialistas vão monitorar as condições de jogo e que as partidas serão suspensas se for necessário.
“Estamos, é claro, preocupados com isto (os incêndios), mas estamos todos preparados para jogar”, declarou o capitão búlgaro, Grigor Dimitrov.
“Por enquanto, não sofremos muito em relação à qualidade do ar. Acho que nesse sentido tudo deve correr bem nas partidas”, disse o belga David Goffin.
O número 2 do mundo, Novak Djokovic, que vai jogar a fase de grupos em Brisbane com a Sérvia, enviou uma mensagem de apoio no Twitter depois de ter visitado um santuário de koalas.
“É muito triste saber que muitas pessoas e animais perderam suas casas nos incêndios. Meus pensamentos e meu apoio para todas as vítimas”, escreveu.