O Imperador assistiu, vibrou com o gol, aqueceu e finalmente estreou pelo Atlético Paranaense arrancando gritos da arquibancada. Na melhor apresentação do Furacão na temporada 2014, a primeira partida da fase de grupos da Libertadores 2014 foi o que a equipe esperava.
As mudanças efetuadas pelo técnico Miguel Ángel Portugal surtiram efeito. Zezinho suspenso pelo cartão amarelo deu lugar para João Paulo, Douglas Coutinho que sofreu um mal estar antes da partida foi substituído por Mosquito e Fran Mérida entrou no lugar do contundido Marcelo.
Já a equipe do The Strongest, que lidera o campeonato boliviano, veio a campo com duas novidades. O placar construído na primeira etapa, com o gol do volante Paulinho Dias, que cabeceou mais parecendo um centro avante, aos 23 minutos, fez a alegria da torcida rubro-negra.
Além da entrada de Adriano no finalzinho do segundo tempo, o rubro-negro teve também a estreia do uruguaio Martin Maribaja.
Apesar do pouco tempo de preparo, Adriano se movimentou bem e mostrou muita disposição em campo, mesmo sem a forma física ideal. No final da partida, muito emocionado, o Imperador pediu paciência para a torcida do Atlético e revelou que vai trabalhar duro para dar muitas alegrias para o Furacão.
Fecham o grupo 1 do Atlético, a o Vélez da Argentina e o Universitario do Peru. O time argentino venceu na primeira rodada o Universitario, por 1×0 e divide a liderança do grupo com o Atlético. O próximo jogo do Atlético será no dia 26 de fevereiro, contra o Vélez, na Argentina.
O jogo
A primeira etapa da partida foi o que a torcida do Furacão esperava. Apesar do gramado da Vila Capanema estar muito judiado, a equipe do Atlético dominou os 45 minutos iniciais com muitos passes e movimentação dos homens de frente. A equipe boliviana não teve forças para demostrar qualquer reação diante da pressão rubro-negra.
O goleiro do Atlético, Weverton, praticamente não fez nenhuma defesa na primeira etapa. O clube paranaense começou com tudo, logo aos 4 minutos, o atacante Ederson já obrigou o goleiro do The Strongest a fazer sua primeira defesa no jogo, com um chute forte da entrada da área.
A primeira chance da equipe visitante só aconteceu próximo dos 10 minutos da partida com uma jogada ensaiada de escanteio, que o atacante Castro chutou para a defesa de Weverton.
A pressão atleticana era incansável, aos 18 minutos uma chance clara de gol com a bola na trave da jovem promessa Mosquito, que recebeu de Fran Mérida e emendou a bomba no poste. Não demorou muito para o primeiro gol da fase de grupos do clube rubro-negro sair. Aos 23 minutos a torcida rubro-negra vibrou! Um dos nomes da partida, o lateral direito Suelintou, cruzou na medida para o volante Paulinho Dias aparecer de surpresa na área e com gol de cabeça, balançar redes.
Com o placar superior, restou para o Furacão aumentar sua posse de bola e esperar a brecha da equipe boliviana, que não aconteceu e o placar do primeiro tempo terminou em 1 a 0 para a equipe da casa.
O segundo tempo começou com a mesma movimentação da primeira etapa. A equipe visitante adiantou sua marcação e começou a ensaiar suas participações no ataque. O Furacão nitidamente esperava o time visitante para, em um vacilo do The Strongest, ampliar a partida no contra-ataque.
A pressão dos bolivianos era grande e em menos de três minutos, dos 15 aos 17, a equipe teve três chances de empatar a partida e obrigou o Weverton a trabalhar. O técnico Miguel Portugal, vendo o jogo ficar mais pegado e seu time levar um sufoco, promoveu a estreia do último reforço do Atlético para a Libertadores, e não foi o Imperador. Matias Mirabajas entrou em campo.
A maior expectativa do segundo tempo, a entrada do recém-contratado Adriano Imperador demorou para acontecer, mas ele entrou. Desde os 26 minutos da segunda etapa os mais de 11 mil torcedores presentes na Vila pediam a entrada do atacante, que foi acontecer só no finalzinho do jogo, aos 49 minutos.
O Imperador, que não jogava desde 2012, está visivelmente fora de forma, mas apresentou boa disposição e correu bastante apesar do pouco tempo na casa. O jogo terminou com o placar magro construído na primeira etapa.
Ficha Técnica
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR) Data: 13 de fevereiro de 2014, quinta-feira Horário: 20 horas (horário de Brasília) Árbitro: Daniel Fedorczuk (Fifa-Uruguai) Assistentes: Mauricio Esponoza (Fifa-Uruguai) e Gabriel Popovits (Fifa-Uruguai)
Atlético: Weverton; Suelinton, Manoel, Cleberson, Natanael; Deivid, João Paulo; Paulinho Dias, Fran Mérida (Matias Mirabaje), Mosquito (Bruno Mendes); Ederson (Adriano). Técnico: Miguel Ángel Portugal
The Strongest: Andres Jemio; Enrique Parada, Jefferson lopez, Marcos Barrera, Ernesto Cristaldo; Nelvin Soliz (Reinoso), Victor Melgar, Raul Castro, Gabriel Rios (Melgar); Boris Alfaro e Pablo Escobar. Técnico: Eduardo Villegas
Cartões amarelos: Victor Melgar (The Strongest); Barrera (The Strongest); Escobar (The Strongest); Natanael (Atlético)
Público pagante: 10.485 Público Total: 11.731 Renda: R$ 234.995,00
Confira matéria exibida pelo Paraná no Ar: