O bom filho retorna ao lar! Fernando Alonso é confirmado na Renault para 2021

Publicado em 8 jul 2020, às 08h56. Atualizado às 09h01.

Nesta quarta-feira (08), a Renault F1 confirmou a volta de Fernando Alonso para a equipe francesa à partir da próxima temporada. O piloto espanhol vai para a sua terceira passagem na Renault, substituindo Daniel Ricciardo, que foi anunciado pela McLaren para 2021. Perto de completar 39 anos no dia 29 de julho, Alonso volta para a Fórmula 1 após duas temporadas disputando outras categorias. 

Fernando Alonso irá retornar para a equipe onde conquistou os seus dois títulos mundiais da categoria. Em 2005 e 2006, Alonso venceu o campeonato de Fórmula 1 com a equipe Renault, quebrando a sequência de títulos de Michael Schumacher, que foi sete vezes campeão do mundo. 

“A Renault é minha família, minhas melhores lembranças na Fórmula 1 com meus dois títulos no Campeonato do Mundo, mas agora estou olhando para o futuro. É uma grande fonte de orgulho e com uma imensa emoção estou retornando à equipe que me deu a chance no início da minha carreira e que agora me dá a oportunidade de retornar ao mais alto nível”, comentou Alonso.

A volta do espanhol foi confirmada nesta quarta-feira com um anúncio do gerente da equipe, Cyril Abiteboul, que falou sobre a contratação de peso da equipe.

“A contratação de Fernando Alonso faz parte do plano do Groupe Renault de continuar seu compromisso com a F1 e retornar ao topo do campo.”

“Além dos sucessos do passado, é uma escolha mútua ousada e um projeto para o futuro. Sua experiência e determinação nos permitirão tirar o melhor proveito um do outro para levar a equipe à excelência exigida pela moderna Fórmula 1”.

Dança das cadeiras

O espanhol bicampeão do mundo chegará na Renault para substituir o piloto australiano Daniel Ricciardo, que em 2021 vai correr na rival do grid, a McLaren. Diante disso, na próxima temporada, Fernando Alonso terá como companheiro de equipe o jovem piloto francês Esteban Ocon.

De acordo com o jornal espanhol “MARCA”, o salário de Alonso ficará entre 10 e 12 milhões de euros por ano. Sendo assim, o pagamento do piloto espanhol será uma economia para a equipe francesa, que hoje gasta cerca de 20 milhões de euros (R$ 120 mi) com Daniel Ricciardo.

Resultados de Fernando Alonso na Fórmula 1 

Atualmente o piloto espanhol  vem se preparando para competir na badalada 500 milhas de Indianápolis, disputada por carros da IndyCar. Alonso vai para o seu terceiro ano correndo no circuito com o carro da McLaren e tem o desejo de vencer a prova para conquistar a tríplice coroa do automobilismo (o GP de Mônaco, as 24hrs de Le Mans e as 500 milhas de indianápolis). Mônaco e Le Mans ele já conseguiu. Agora falta conquistar a etapa de indianápolis que acontece em agosto deste ano para ter essa honraria do automobilismo. 

Saudades?

Quando Alonso deixou a Fórmula 1 ele deixou claro que estava saindo pelo fato de conquistar tudo o que queria e disse que estava fazendo isso porque “havia conseguido mais na F1 do que eu sonhava e é hora de conseguir coisas maiores fora da F1”.

Contudo segundo o jornal inglês “BBC”, Alonso estava conversando com a Renault desde novembro do ano passado e, em maio deste ano, seu consultor, Flavio Briatore, disse estar “motivado e pronto para voltar à categoria”.

Pode ser que Alonso tenha sentido saudades de competir na maior categoria do automobilismo, entretanto há um grande problema para o espanhol: o carro não brigará por títulos em 2021. 

Alonso terá que aceitar que é improvável que a Renault seja competitiva no ano que vem, pois em 2021, as equipes terão que usar os mesmos carros que em 2020. 

Seguindo esta linha, como resultado de uma mudança de regra introduzida por causa da crise do coronavírus, a Renault possivelmente terá um carro de “meio do grid” para a temporada de 2021.

Alonso pode esperar que a situação melhore com as novas regras à partir de 2022, seja possível uma chance que ele e Renault  possam competir com o pelotão da frente, assim buscando pódios e vitórias na Fórmula 1.