A emoção vai tomar conta do Estado do Paraná, no 100º Campeonato Paranaense que começa neste sábado (18). A competição neste ano promete agradar a todos os “tipos” de torcedores: amantes do futebol pegado, os justiceiros, os emotivos e muitos outros.
Neste ano, o torneio terá seu calendário reduzido por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, iniciando no dia 18 de janeiro e tendo as finais realizadas nos dias 6 e 13 de abril. Para que isso acontecesse com mais facilidade, o campeonato foi encurtado e passou por mudanças no regulamento. Serão 12 equipes participantes que irão se enfrentar em um turno único de 11 rodadas. Após isso, as oito melhores equipes classificadas passaram para a segunda fase da competição, que será disputada no sistema mata-mata com jogos de ida e volta. Os quatro clubes restantes se enfrentaram no torneio denominado Torneio da Morte, onde dois clubes serão rebaixados à segunda divisão do Campeonato Paranaense de 2015.
Saiba um pouco mais sobre as 12 equipes participantes desta edição da competição estadual:
- Clube Atlético Paranaense:
O Furacão segue com o plano de 2013, disputando o campeonato estadual com o elenco sub23, já que o time principal está em preparação para a pré-libertadores que o time disputará no final de janeiro. Nesta temporada o time B do Atlético, está sob o comando do técnico Petkovic e mais uma vez o destaque do elenco é o atacante Douglas Coutinho, que foi destaque do time no Paranaense de 2013.
Time do Estadual: Rodolfo; Jean Felipe, Renato Chaves, Léo Pereira e Sidcley; Juninho, Hernani, Bruno Pelissari e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Bruno Furlan.
- Coritiba:
O Coxa resolveu seguir os passos do Atlético nesta temporada de 2014 e deve iniciar o Paranaense com o elenco sub23, procurando preservar o time principal para que no Campeonato Brasileiro deste ano não aconteça como na competição do ano passado, onde o Coritiba iniciou o campeonato voando e terminou lutando para não cair para a série B. Neste ano o time alviverde estará sob o comando do técnico Dado Cavalcanti (ex Paraná Clube) e tem como destaque o atacante Keirrison.
Time do Estadual: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Júnior Urso, Willian, Robinho e Alex; Zé Love e Deivid.
- Paraná Clube:
O Tricolor, diferente dos outros anos procurou estabelecer uma base de elenco no ano de 2013 e preservou esta solidez para a temporada de 2014. Os jogadores experientes que trouxeram confiança para a diretoria permaneceram no time neste ano e o meia Lúcio Flávio, queridinho da torcida, está entre eles. Outra mudança no time paranista foi na parte técnica. Milton Mendes assumiu o Tricolor para esta temporada.
Time do Estadual: Marcos; Roniery, Brinner, Alex Alves e Breno, Édson Sitta, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio; Keno, Carlinhos e Júlio César.
- Arapongas:
No ano em que completa 40 anos, o time do norte do Estado procurou se reformular da cabeça aos pés para o Campeonato Paranaense. Além de reestruturar o elenco (no total foram 20 novas contratações), o Arapongas apresentou um uniforme novo com uma homenagem retrô. O time está sob o comando do técnico Lio Evaristo e o destaque do time é o goleiro Édson que defendeu três pênaltis na classificação do time para a segunda fase da Copa do Brasil, no ano passado.
Time do Estadual: Édson; Cláudio, Leomar, Murilo e Maninho; Augusto, Bruno Martins, Rui e Maicon, Vinicius e Rafael Mineiro.
- Cianorte:
O time que tem apenas escapado do rebaixamento nas últimas edições do Campeonato Paranaense, neste ano pretende fazer parte do andar de cima da tabela. O time do Cianorte investiu na juventude para a temporada de 2014 e não só dentro de campo. O presidente do clube, Lucas Franzato, tem apenas 23 anos e esta no comando do elenco desde novembro do ano passado. O time neste ano está sob o comando do técnico Ronaldo Bagé e tem como destaque o atacante Maquinhos Cambalhota, que foi revelado pelo time e está retornando após empréstimo ao Coquimbo, do Chile.
Time do Estadual: Jaílson; Lima, Marcão, Betão e Ganzer; Jovane Davi Edu Amparo e Thiago Santos; Élton e Marquinhos Cambalhota.
- J.Malucelli:
Com um desempenho de dar inveja em suas últimas participações no campeonato estadual, o Jotinha tem uma das equipes mais bem organizadas do Estado e, ao que tudo indica no ano de 2014, o elenco está preparado para demonstrar uma postura ainda mais efetiva em campo. Foram realizadas oito novas contratações para o time neste ano, que utilizou o mesmo sistema do Paraná Clube em permanecer com os principais jogadores das outras temporadas no elenco, que agora está sob o comando do técnico Sandro Forner, que confia suas expectativas no destaque do time, o experiente Bruno Batata.
Time do Estadual: Fabrício; Dedoné, Leandro, Alex e Tomas; Wellington, Cleiton e Thiago Santos; Eduardo, Géterson e Bruno Batata.
- Londrina:
O time que mais tem ameaçado o reinado dos campeões da capital nos últimos paranaenses não quer deixar escapar a oportunidade de garantir o título estadual neste ano. O Tubarão vem treinando forte para continuar a boa sequencia no Paranaense. Além disso, o técnico Cláudio Tencati investe no bom encaixe do time e garante que neste ano o elenco está mais forte no meio campo e no ataque, e ainda aposta fichas no veterano Neílson, que foi destaque do time no ano passado e neste ano continua na posição.
Time do Estadual: Vítor; Maicon, Rogério, Gilvane e Paulinho; Sílvio, Diogo Roque, Anderson e Rone Dias; Neílson e Arthur.
- Maringá:
O time novato da série Ouro do Paranaense quer mostrar serviço em sua primeira participação na elite. Após vencer a série Prata em 2013, o Maringá permaneceu com boa parte do elenco campeão do ano passado para a temporada de 2014. O técnico Claudemir Sturion garante que a confiança e a união fazem parte do elenco, que buscará uma vaga entre os primeiros colocados no campeonato, apostando no atacante Gabriel que tem fama de goleador.
Time do Estadual: Ney; Reginaldo, Fabiano, Marcelo Xavier e Fernandinho; Zé Leandro, Serginho, Maringá e Max; Felipe e Gabriel.
- Operário:
Buscando um campeonato diferente da inconstância do ano passado, onde iniciou bem e terminou mal, o Operário procura através de um time organizado e obstinado uma vaga na zona de classificação para a fase mata-mata da competição. O técnico Gilberto Pereira, que teve poucos investimentos a seu dispor para montar um elenco para essa temporada, aposta no destaque do time Lucas Batatinha para marcar muitos gols nesse campeonato.
Time do Estadual: Vinicius; Alex, Basso, Ítalo e Marquinhos, Saimon, Pedrinho, Maicon e Abuda; Lucas e Bispo.
- Prudentópolis:
Buscando mudanças dentro e fora de campo, o clube voltou à elite do futebol paranaense nesta temporada de 2014 e aposta em uma dupla jornada de treinadores para garantir seu espaço no campeonato. Joel Preisner e Ivair Cenci comandam o time lado a lado e garantem que esse esquema ajudou o time na divisão de acesso. Agora, para permanecer na elite, a dupla de treinadores investe na confiança do lateral-direito Luizinho, que é o destaque do time.
Time do Estadual: Marcos Paulo; Luizinho, Spice, Márcio e Thiaguinho; Sorbara, Casemiro, Bruno Guerreiro e Grilo; Thiago Henrique e Samuel.
- Rio Branco:
Após uma sequencia de passagens ruins pelo Paranaense, o Rio Branco procura um ano efetivo em 2014. Com a parceria com o Paraná Clube, muitos jogadores foram remanejados do time da capital para o Leão da Estradinha. A reforma no elenco deixou o técnico Netinho otimista para este campeonato, apostando no atacante Rafael Chorão que tem fama de marcar muitos gols.
Time do Estadual: Rodrigo Café; James, Cris, Anderson Rosa e Fábio; Duda, Capixaba, Willian e Bismarck; Rafael Chorão e Jonatan.
- Toledo:
Com um elenco composto por apenas três jogadores da temporada do ano passado, o Toledo investe na juventude para o time de 2014. O técnico Paulo Foiani investe no destaque Eric, de 23 anos, e no elenco composto por novos jogadores que estão buscando um espaço no futebol brasileiro.
Time do Estadual: Aldo; Diogo, Duda, Henrique e George; André, Diego, Vinicius e Zé Anderson; Marcelo e Eric.