Palmeiras tem ampla vantagem sobre o Athletico em competições ; veja retrospecto

Publicado em 30 ago 2022, às 12h40.

Furacão e Porco decidem a partir desta terça-feira (30), uma vaga na grande final da Copa Libertadores, que será no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. O primeiro hoje é na Arena da Baixada, às 21:30; a volta será na próxima terça-feira (06/09), no Allianz Parque.

Será a segunda vez que se enfrentarão em competições internacionais. No primeiro semestre, pela Recopa, empate na Arena em 2 a 2; na casa do Palmeiras, vitória por 2 a 0. Na Libertadores é a primeira vez (logo em uma semifinal)

Os times já se enfrentam 58 vezes. A primeira partida foi em 1968, com vitória do alviverde paulista por 3 a 1. De lá para cá, foram 12 vitórias rubro-negras, 18 empates e 28 vitórias palmeirenses.

Veja o retrospecto dos confrontos nos últimos 10 anos:

Copa do Brasil 2012

Ambos se encontraram nas quartas de final. No primeiro jogo, na Vila Capanema, empate em 2 a 2. Na volta, em Barueri, vitória do Palmeiras por 2 a 0, que passou Grêmio (semi) e Coritiba (final) para conquistar o bicampeonato da competição.

Copa do Brasil 2013

Desta vez, jogaram na fase de oitavas de final. No jogo de ida, no Pacaembu, vitória do Verdão por 1 a 0. Na Vila, massacre rubro-negro e vitória por 3 a 0. O Furacão ainda passou por Internacional e Grêmio nas fases seguintes antes de sucumbir diante do Flamengo na final. Na ida, 1 a 1 em Curitiba e na volta, 2 a 0 no Maracanã, ficando com o vice-campeonato.

Campeonato Brasileiro

Nos últimos nove anos, foram 4 vitórias do Athletico, 5 empates e 8 vitórias do Palmeiras na principal competição do país. A última vitória foi esse ano, pela 15ª rodada por 2 a 0, com gols de Vitor Bueno e Vitor Roque.

Ainda faltam mais três encontros em 2022 (2 da Libertadores e 1 pelo Brasileiro). Mas dessa partida decisiva, com certeza vai sair o campeão da principal competição continental (tomara que seja o Furacão). O finalista desta chave enfrenta no dia 29 de outubro o vencedor de Vélez Sérsfield (ARG) x Flamengo.