O Paraná ficou entre os dez estados brasileiros com maior número de inscrições para o Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014. No total, 4.935 paranaenses se cadastraram para participar do processo seletivo.

O Brasil bateu o recorde de inscritos para o programa, com 130.919 candidatos de 147 países. Na África do Sul, foram 70 mil inscrições. Do total de interessados, 97% querem trabalhar na Copa do Mundo da FIFA e 76% na Copa das Confederações da FIFA. Além de brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal, há 7.450 candidatos de outros países.

“A proximidade das competições que a FIFA fará no Brasil está movimentando todos os setores da sociedade. O número de inscritos para a seleção de voluntários mostra que os paranaense estão atentos à organização do mundial e querem contribuir para o sucesso das competições”, afirma o secretário para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha.

A previsão é de que sete mil voluntários sejam chamados para a Copa das Confederações da FIFA, em 2013, e 15 mil participem das atividades da Copa do Mundo no ano seguinte. O COL entrará em contato com os candidatos que se inscreveram para trabalhar no primeiro torneio a partir de novembro. A segunda etapa do processo de seleção ocorre em dezembro. Para o mundial de 2014, o processo se repete no final do ano que vem.

“Estávamos confiantes em relação ao sucesso do programa de voluntários pelo altruísmo e pela paixão por futebol que caracterizam o povo brasileiro, mas nem a nossa previsão mais otimista apontava mais de 130 mil interessados”, afirma o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.