Paratletas de Curitiba alcançaram bons resultados na Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas, disputada entre 8 e 10 de março em Belo Horizonte (MG). Nas disputas individuais foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Por equipes, o Paraná conquistou o terceiro lugar geral.

A Copa Brasil contou com 32 competidores de quatro estados (Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais) e as disputas foram travadas nas categorias espada e florete e em três classes: A (atleta que têm mobilidade no tronco, amputados ou com pouca limitação de movimento), B (com menor mobilidade no tronco e equilíbrio) e C (com tetraplegia, com comprometimento do movimento do tronco, mãos e braço).

Sandro Colaço foi campeão na Espada A e terceiro lugar no florete A. Rodrigo Massarutt conquistou a medalha de prata na espada B e terceiro lugar no florete B. Anderson Kaiss conquistou o título na espada C e medalha de bronze no florete C. Ildefonso Olegar colocou a medalha de bronze no peito na categoria espada B, Moacir Ribeiro em terceiro na espada A. Clodoaldo Zafatosli obteve a quinta colocação na espada A e sétimo lugar no florete A.

No feminino, classe Espada A, Roseli Freitas terminou em 5º lugar e Janaína Aguilera em 7º lugar. No Florete A, Janaína obteve a 6ª colocação e Roseli a 8ª posição.

Todos esses atletas foram treinados por Ivan Schwantes e a auxiliar técnica Jéssica Carvalho, também beneficiários pela Lei de Incentivo ao Esporte. “Os resultados alcançados confirmam o excelente trabalho realizado no paradesporto”, afirmou o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da SMELJ , Antônio de Candido de Medeiros Júnior.

A Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas terá a sua segunda e última etapa disputada em junho, em São Paulo.

Incentivo ao esporte

A SMELJ informa aos atletas, paratletas, associações e clubes esportivos interessados em protocolar projetos esportivos que se enquadrem na Lei de Incentivo ao Esporte que o prazo se encerra em 31 de março. Informações podem ser obtidas no Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da SMELJ, telefone 3350-3760 ou 3350-3747.