O 1° Festival de Remo, neste próximo sábado (14), vai ser realizado no Parque Náutico Iguaçu para comemorar os oito meses do programa Geração Campeã, que proporciona atividades esportivas, educacionais, culturais e de cidadania para 120 crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas no bairro Uberaba, em Curitiba.

O Programa Geração Campeã é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba e da Oscip Gerar, com o patrocínio da Petrobrás, e desenvolve suas atividades três vezes por semana, no horário de contraturno escolar.

Os alunos do programa desenvolvem duas modalidades esportivas: basquete e remo. As aulas de basquete, assim com as ações educacionais, culturais, de lazer e de psicomotricidade, acontecem na sede do Portal do Futuro Cajuru, enquanto as aulas de iniciação ao remo são executadas no Parque Náutico Iguaçu, local que possui raias de treinamento consideradas entre as melhores do país. O remo é um esporte olímpico garantido nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Altair Gois Júnior, de 13 anos, está inserido no Programa Geração Campeã desde o início das atividades. “Acho interessante o projeto porque aprendo muita coisa praticando esportes. Jogar basquete, fazer remo, natação ocupam meu tempo. O programa mudou minha rotina”, afirmou o estudante, morador no Uberaba, e que no momento da entrevista auxiliava seus amigos a colocar o barco de remo nas águas do Parque Náutico para treinamento.

Apesar da afinidade com o remo, foi o basquete que despertou a paixão esportiva do adolescente. “O basquete é o esporte que quero seguir praticando. Antes eu jogava apenas na Educação Física, mas continuar no esporte agora é minha meta”, confidenciou.

Demonstração
O Festival de Remo irá mostrar o aprendizado da garotada em duas modalidades de barco: o four skiff, barco com quatro ocupantes, e single, com ocupação individual. Devem participar desta demonstração de habilidade aproximadamente 60 garotos que terão a companhia dos atletas da Seleção Brasileira de Remo, Roque Ricardo Zimmermann e a medalhista Fabiana Beltrame. O evento deve durar a manhã toda porque além da demonstração de remo, haverá também um lanche e apresentações de dança.

Giovana Raissa Alves Pereira, de 10 anos, é uma das alunas do Geração Campeã que participará da demonstração de remo. Ela conta que entrou no projeto porque tinha curiosidade de remar na água. “No começo tive um pouco de medo, medo de desequilibrar e cair na água. Mas depois passou”, afirmou. Neste sábado, ela quer mostrar aos familiares a habilidade adquirida nas últimas semanas de treinamento. “Espero fazer tudo bem certinho, sem errar e mostrar aquilo que aprendi”, destacou.

Participar do programa social está sendo um aprendizado para Giovana.  “Estou me comportando bem melhor em casa, obedecendo mais. Aprendi a dividir mais as coisas”, confessou.

Geração Campeã
O programa Geração Campeã tem duração de 18 meses e foi o único programa do Paraná a ser contemplado na edição de 2011 do Programa Petrobras Esporte e Cidadania, da Petrobrás.  As aulas acontecem três vezes por semana, sempre no contraturno escolar, com intervalo para lanche e refeição completa, e contempla estudantes da rede pública de ensino. A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, contribui cedendo profissionais e viabilizando os locais para a prática das atividades esportivas e educativas.