Representantes da Federação de Skate do Paraná participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (5), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre outros assuntos, foram debatidas a situação atual das 27 pistas públicas de skate da cidade, a possível construção de novos espaços para a prática de esportes e a possibilidade de parcerias.

“Foi o início de um diálogo que pode ser muito produtivo”, disse o secretário do Meio Ambiente, Renato Lima. Ele comentou que parcerias entre o poder público e o esporte podem ser decisivas para definir o futuro das crianças da cidade. “É animador pensar que podemos nos unir em torno de uma proposta maior, contra as drogas e a violência”, disse.

O secretário informou que a Prefeitura irá avaliar as pistas existentes na cidade para estabelecer um cronograma de prioridades. A avaliação passará por mudanças estruturais até a análise da segurança dos espaços, com a possível instalação de câmeras de videomonitoramento.

“É importante termos uma alternativa saudável de lazer e esporte para as crianças e jovens, num ambiente com segurança”, resumiu Lima. Ele também colocou a secretária à disposição para ouvir e debater as propostas dos profissionais do skate.

O presidente da Federação de Skate do Paraná, Adalto Elias Pereira, avaliou positivamente a reunião. “Nossas ideias foram bem compreendidas e serão analisadas”, comentou. Segundo ele, Curitiba tem hoje 20 mil praticantes de skate, além de 60 mil eventuais adeptos do esporte.

Também participaram da reunião os vereadores Cristiano Santos, Chico do Uberaba e Cacá Pereira, além de integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Federação de Skate do Paraná.