Primeiro triatleta negro a competir em Mundial lança leilão beneficente

Publicado em 19 jul 2021, às 17h19. Atualizado às 17h27.

3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Mais de oito horas ininterruptas de competição. Por si só, as provas de triatlo já são desafiadoras. Um Ironman é ainda mais. E poucos são capazes de cruzar a linha de chegada. Mas, um triatleta, em especial, foi ainda mais longe. Primeiro negro a competir no IM de Kona profissionalmente, evento considerado o mundial da modalidade, Thiago Vinhal quebrou barreiras, obteve resultados históricos e, agora, quer transformar sonhos em realidade.

A partir desta semana, Vinhal lança o leilão ‘Colors in Kona’. Por meio do capacete personalizado que utilizará no Ironman Lake Placid, no próximo dia 25, em Nova York (USA), o atleta doará todo o valor arrecadado visando ao projeto social que dá nome à ação beneficente e que transforma a vida de crianças, jovens e famílias de São Paulo, Minas Gerais e Bahia por meio da educação e do esporte. Principal marketplace aos fãs de ciclismo, a Semexe é a plataforma oficial da campanha, que pode ser acessada por meio do link https://www.semexe.com/colorsinkona .

“O Colors in Kona nasceu quando descobrimos que eu fui o primeiro negro, em 42 anos de história do evento, a competir profissionalmente. Naquele ano, fiquei muito feliz com a 13° colocação geral e estava vivendo meu sonho. Mas, gostaria que outras pessoas, independente da raça, cor ou etnia, tivessem a oportunidade de terem suas vidas transformadas por meio de esporte e educação. No começo, abraçamos projetos sociais que já existiam, como o Ação Tri, na Bahia. Para participar do projeto, as crianças e adolescentes precisavam estar matriculados na escola e tirar boas notas. Deste modo, teriam direito a participar de treinos de corrida, natação e ciclismo, receber uma cesta básica por mês e, se necessário, participar de aulas de reforço escolar”, afirma Thiago. 

Sem referências negras no triatlo profissional de longa distância, Vinhal, ao longo dos últimos anos, buscou, por meio de diversas ações, devolver a ajuda que recebeu. Sua primeira bike de competição, por exemplo, foi emprestada por Manoel Alberto Lopes, conhecido como Betão, fundador do projeto Ação Tri, na Bahia. Como forma de retribuir a oportunidade que teve, Thiago auxilia financeiramente o projeto social até hoje. Mensalmente, são destinadas 70 cestas básicas. Além deste, Vinhal também contribuiu com o jovem paulista Victor Santos, nadador da seleção paralímpica brasileira. Nascido com uma má formação congênita na perna direita, ele recebeu investimentos para a compra de uma nova prótese articulada que mudou a sua vida.

Para a sua realização, o leilão ‘Colors in Kona’, além da Semexe, ainda conta com apoio da Trek, Greenpeople e Caffeine Army. O público pode participar até o dia 27 de julho.

Serviço:

Leilão ‘Colors in Kona’ – Um lance por um Sonho

Data de início: dia 12/07, a partir das 21h (horário de Brasília)

Data de encerramento: dia 27/07, às 14h (horário de Brasília)

Produto: capacete personalizado que será utilizado por Thiago Vinhal no Ironman Lake Placid, nos EUA

Link oficial do projeto: https://www.semexe.com/colorsinkona

Saiba mais sobre a Semexe: Plataforma oficial de leilões de grandes nomes do esporte nacional, como Leandrinho Barbosa, ex-armador da Seleção Brasileira de Basquete e vencedor da NBA, e Henrique Avancini, campeão mundial de mountain bike XCO e maior nome do ciclismo da história do País, a Semexe já gerou mais de R$100 mil em doações para os projetos, sendo 100% do valor arrecadado revertido para os destinatários das campanhas.

Paralelo a isso, sob os conceitos de consumo inteligente e economia colaborativa, a Semexe facilita a compra e venda de produtos de ciclismo online. A empresa é um marketplace e garante a segurança na negociação entre seus clientes, por meio do Programa BSS (Bike Segura Semexe), uma metodologia pensada para gerenciar a jornada de compra e garantir qualidade e procedência dos produtos. Além disso, a plataforma conta com consultores especializados para sanar todas as dúvidas e dar dicas aos clientes, e gera experiências únicas aos usuários, por meio de serviços personalizados e conteúdos gratuitos disponíveis em seu blog.