Quem pretende atuar como voluntário durante a Copa do Mundo Fifa 2014 em Curitiba terá mais uma chance de se cadastrar. A primeira fase de inscrições terminou em setembro do ano passado, mas o Programa Brasil Voluntário, do Ministério dos Esportes, reabrirá o cadastramento logo após o encerramento da Copa das Confederações, em julho.

As inscrições serão reabertas para interessados em todas as cidades-sedes e outras cidades dos estados que terão jogos da Copa. As inscrições realizadas na primeira etapa continuam valendo.

A expectativa é selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem. O treinamento específico para a Copa do Mundo deverá acontecer no primeiro semestre de 2014. Nas seis cidades que sediarão a Copa das Confederações, cerca de 7 mil voluntários selecionados já estão sendo treinados.

O Paraná tem 4.935 pessoas inscritas para participar do processo seletivo para o programa de voluntários. No Brasil todo, são 130.919 candidatos de 147 países, número recorde, se comparado com outros mundiais. Na última edição, realizada na África do Sul (2010), por exemplo, foram 70 mil inscrições.

Brasil Voluntário

O programa Brasil Voluntário é coordenado pelo Ministério do Esporte e tem como proposta dar uma formação ampla aos voluntários, além de ajudar a criar uma cultura de voluntariado no País.

A atuação dos voluntários da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 é integrada com o programa de voluntariado da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

O curso de treinamento é coordenado pela UnB em parceria com as instituições públicas de ensino superior das cidades-sedes. Após a capacitação, os voluntários irão auxiliar público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas sedes.