Nesta quinta-feira, foram disputadas as finais individuais de quatro categorias da ginástica artística. Com uma somatória final das notas de 57.298, a brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata, a primeira do Brasil na ginástica feminina. Sunisa Lee, dos Estados Unidos, ficou com o ouro, e a russa Angelina Melnikova completou o pódio com o bronze.
O primeiro aparelho foi salto. Rebeca conseguiu a maior nota, com 15.300, seguida por Jade Carey, dos Estados Unidos, com 15.200, e Angelina Melnikova, do Comitê Olímpico Russo, com 14.633.
Depois, a disputa foi para as barras assimétricas. A brasileira teve a quinta melhor nota, com 14.666, mas seguiu na liderança na somatória geral dos pontos. Sunisa Lee, dos Estados Unidos, assumiu o segundo lugar após este aparelho.
Em seguida, foi a vez da trave. Neste aparelho, Rebeca teve a quarta melhor nota, com 13.666. Com isso, a americana Sunisa Lee assumiu a liderança geral (43.733), a brasileira (43.632) ficou em segundo lugar e russa Vladislava Urazova figurou na terceira posição (43.532). A apresentação de Rebeca chegou a ser revisada, aumentando sua nota em 100 pontos.
Por último, no solo, ao som de “Baile de Favela”, Rebeca Andrade conseguiu uma nota de 13.666, suficiente para a medalha de prata, a primeira do Brasil na ginástica feminina.
Rebeca ainda vai disputar mais duas finais em Tóquio: domingo no salto, e segunda-feira no solo.