Rebeca x Biles: duelo individual da ginástica será nesta quinta (1°); saiba tudo

Rivalidade, respeito e equilíbrio nos números. Biles e Rebeca decidem mais uma final em Paris nesta quinta-feira (1º)

por Raiane Parreira
com revisão de Guilherme Becker
Publicado em 1 ago 2024, às 10h55.

A grande rivalidade do momento da ginástica artística se encontra, mais uma vez, nesta quinta-feira (1°), a partir de 13h15. A brasileira campeã olímpica, Rebeca Andrade, encara a lenda Simone Biles na disputa individual geral, das Olimpíadas de Paris 2024.

Simone Biles e Rebeca Andrade
Rebeca Andrade encara Simone Biles em final individual geral (Foto: Ricardo Bufolin/ CGB)

Esta será a segunda vez que as ginastas se enfrentam em fase decisiva nos jogos de Paris. A primeira foi na última terça-feira (30), na disputa de equipes. No duelo, Biles garantiu o ouro para os Estados Unidos e Rebeca ajudou o Brasil a ficar com o bronze.

Além da decisão desta quinta-feira, as estrelas ainda irão se cruzar em outras três finais nestas Olimpíadas: salto, trave e solo.

Desempenho de Rebeca e Biles

Na final por equipes, Rebeca e Biles participaram dos quatro aparelhos da disputa. Em dois deles, no salto e nas barras assiméticas, a brasileira conquistou notas superiores. Já no solo e na trave, a norte-americana teve as melhores notas.

No salto, a brasileira ficou com a nota de 15.100, contra 14.900 da norte-americana. Já nas barras assimétricas, Rebeca somou 14,533 e Billes teve 14,400.

No Solo e na Trave, a vantagem é de Biles. Na trave, a norte-americana teve 14,366 contra 14,133 da brasileira. Já no solo, a representante dos estados unidos conquistou um 14.666 e a brasileira um 14.366.

Na soma geral, na disputa por equipes, Biles obteve 58,398 pontos, e Rebeca somou 57,966.

Respeito e “amizade”

Apesar de toda a rivalidade envolvida entre os dois maiores nomes da ginástica artística atualmente, a relação entre Rebeca Andrade e Simone Biles é cordial, com um respeito mútuo.

A norte-americana, que é considerada por muitos a maior ginasta de todos os tempos, falou sobre Rebeca em seu documentário: “Rebeca Andrade, eu tenho muito medo dela”, afirma, sorrindo.

“A Rebeca Andrade, ela consegue fazer isso”, diz também, a técnica de Simone.

Apesar da alta competitividade, as ginastas se dão bem. Confira, um vídeo de Biles e Rebeca dançando juntas após a final do Mundial de Ginástica, em outubro do ano passado:

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar as novidades do Paraná no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h, no Youtube (clique aqui) ou na Jovem Pan News 107.1.