Cinco das oito seleções estrangeiras sorteadas para jogar em Curitiba estiveram na capital do Estado entre o sábado (07) e a última segunda-feira. Dirigentes da Espanha, Rússia, Equador, Austrália e Honduras percorreram diversos locais da cidade para preparar o planejamento das equipes para a Copa do Mundo de 2014.

As comitivas fizeram visitas de inspeção em setores como Centro de Treinamento, Campo de Treinamento, Estádio da Arena e hotéis credenciados pela FIFA. As delegações de Nigéria, Irã e Argélia agendaram as visitas a partir de fevereiro.

A seleção da Espanha visitou o CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense, local que deverá ser confirmado como Centro de Treinamento dos atuais campeões mundiais. Estavam presentes o travel manager da Real Federação Espanhola Antonio Limones Perez, o gerente de acomodações Felipe Freese e Gustavo Bernardo.

A delegação de Honduras chegou a Curitiba chefiada pelo técnico da seleção, Luis Fernando Soares, que veio acompanhado pelo gerente geral Gerardo Ramos e pelo fisicultor Carlos Gutierrez. Eles estiveram na Arena da Baixada e no estádio Couto Pereira, local indicado para ser um centro oficial de treinamentos (COT).

O técnico da seleção da Austrália, Ange Postecognou, também conduziu a delegação do seu País em vistorias ao estádio Couto Pereira e na Arena do Atlético Paranaense, que também recebeu a missão do Equador. A equipe equatoriana já definiu que fará os treinamentos no estádio Janguito Malucelli.

A seleção da Rússia também visitou o estádio Janguito Malucelli, a Arena do Clube Atlético Paranaense e um hotel indicado pela FIFA. Estiveram na capital paranaense o gerente do selecionado, Evgeny Savin, a gerente de viagens, Elisabette Bartoszcze, e o chefe de Segurança, Dmitry Vinogradov.

“Numa visão geral, todos elogiaram a cidade e os locais visitados”, afirma o coordenador para Assuntos da Copa 2014 do Governo do Estado, Mário Celso Cunha. Segundo ele, as delegações elogiaram os gramados do estádio J. Malucelli e do CT do Caju.

“A preocupação de todos era conhecer os locais de treinamento e o estádio da Copa. Lamentaram apenas que o gramado da Arena ficará pronto somente em janeiro, pois gostariam de ver a qualidade do gramado já instalado. Mas, visitaram os locais de vestiários e áreas de circulação, ficando satisfeitos com estes setores”, afirmou Mario Celso Cunha.