Secretário da Saúde afirma ainda não ser o momento da volta do futebol
O Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto disse que o Centro de Operações em Emergências (COE), ainda está analisando o protocolo enviado no final de abril pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), mas que pode adiantar que ainda não é o momento de retornar as atividades esportivas devido ao crescimento da doença no estado. “O momento no Paraná ainda é de uma curva ascendente, nós ainda estamos subindo o número de casos, então essa informação me leva a crer que nesse momento ainda existe uma condição de aguardar um pouco mais.”
Até esta quinta-feira (07), o Paraná apresenta 1627 casos do novo coronavírus, segundo números divulgados pela Secretária de Saúde, é o estado com menor índice da região sul-sudeste, tendo casos em 139 cidade e 104 óbitos. Assim, o secretário não considera possível o retorno do Campeonato Paranaense ainda esse mês, como prevê o protocolo da FPF.
Outra situação colocada pela Federação para a volta da competição seria a realização dos testes rápidos pré-jogos, mas Beto Preto alertou para os riscos de um falso negativo que o teste pode mostrar, facilitando assim o contágio entre os jogadores. “Nesse ponto que que tenho me embasado pra avaliar que esse protocolo atual não consegue resolver a situação, mas nós vamos olhar com bastante respeito, bastante tranquilidade”
Segundo o secretário é preciso ter ocorrido o contágio há pelo menos oito dias para que o teste rápido apresente o resultado positivo, qualquer contágio antes desse período não será mostrado pelo teste dando assim a impressão de um falso negativo.
Em relação a volta dos treinamentos, que já vem acontecendo remotamente por algumas equipes como Paraná, Coritiba, Athletico, Operário-PR e Londrina, Beto Preto afirma que ainda em maio não seja recomendado “treino com bola e aglomeração dentro de campo pode ser um problema.”
Mas o Secretário de Saúde do Estado Paraná está otimista e considera possível a volta do futebol com público até o final de 2020.