Segunda etapa da 'Corrida na Roça 2021' será às margens do Rio Tibagi

por Caroline Maltaca
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 2 set 2021, às 20h24.

A estreia do Distrito de Uvaia nas competições de corrida acontece no dia 26 de setembro, quando a localidade, pertencente ao município de Ponta Grosa, nos Campos Gerais, sediará a segunda etapa do Circuito Corrida na Roça 2021. Com paisagens rurais, às margens do Rio Tibagi, a competição já está com inscrições abertas no site cavaliproeventos.com.br.

Sendo a primeira vez que o distrito recebe uma competição deste porte, a expectativa é de que mais de 400 atletas possam competir, se exercitar e ainda contemplar as belas paisagens características da Região. De acordo com Kleber Cavali, diretor da Cavali Pró Eventos, organizadora da competição, parte da trilha que desafiará os atletas nesta etapa da Corrida na Roça é bem conhecida por pequenos grupos de ciclistas. Mas é a primeira vez que será palco de um evento organizado para atrair atletas e turistas.

“É a primeira vez que os corredores poderão desfrutar, com a estrutura de uma prova, desse local que tem uma beleza muito peculiar e um trajeto bastante desafiador”,

adianta o diretor.

Cronograma

Os interessados em participar da corrida têm até o dia 19 de setembro, uma semana antes do evento, para se inscrever. O valor da inscrição é de R$ 50 e a competição é para corredores com trajeto de sete quilômetros, caminhada de cinco quilômetros e ainda a corrida kids.

“E para as equipes de corridas e caminhadas, há possibilidade de solicitar cupom de desconto para inscrever seus atletas. Para equipes com 10 inscritos, há cupom de desconto para o ato da inscrição online, que deve ser solicitado via e-mail. Também tem premiação, ao final das três etapas, para a equipe que somar o maior número de pontos, incluindo maior número de inscritos, classificação geral e classificação por faixa etária”,

explica Denise Martins, uma das organizadoras do evento, acrescentando que o prêmio será uma tenda inflável personalizada.

Prevenção

Além de todos os equipamentos de atendimento emergencial, tradicionalmente disponibilizado aos atletas, com ambulâncias em pontos estratégicos do trajeto, o evento traz protocolos de prevenção em relação às medidas de contenção à Covid 19.

“Em todas as etapas, as largadas são escalonadas, e ocorrem a cada 10 minutos para cada categoria, com horários pré-definidos, e diferença de 10 segundos entre cada atleta”,

enfatiza Cavali.

Além disso, segundo os organizadores, há disponibilização de álcool gel e máscaras e ainda a hidratação dos participantes e também a entrega de frutas, como é de costume no final da corrida, também cumprem o protocolo de prevenção, com tudo bem embalado e higienizado. Outra regra: só participará o atleta que estiver de máscara.

Não haverá cerimônia de premiação, para evitar aglomerações. Os resultados serão divulgados logo ao final das provas e os troféus aos vencedores serão entregues na loja Treme Terra, do Shopping Palladium de Ponta Grossa, a partir do dia seguinte ao evento. Aos participantes de outras cidades, a premiação será enviada pelos Correios.

“Já foi assim na etapa Mariquinha e funcionou muito bem”,

enfatiza Cavali.

Circuito 2021

Sendo que a primeira etapa da competição ocorreu no último dia 15 de agosto, na Cachoeira da Mariquinha, com mais de 420 atletas, o circuito visa encerrar a competição com a terceira e última etapa, no dia 24 de outubro, na Cachoeira do Rio São Jorge, um dos principais atrativos turísticos da Região dos Campos Gerais. A paisagem que é formada por paredões e possui diversas quedas d’água, deslizando por rochas que formam belas cachoeiras.

“Os lugares foram cuidadosamente escolhidos, as trilhas definidas com objetivo de desafiar os participantes e especialmente motivá-los a explorarem de forma proveitosa e consciente, ainda mais as belezas da região”,

destaca Alexyan Cavali, da Cavali Pró Eventos.