A torcida brasileira tem mais de quatro motivos para comemorar na noite desta segunda-feira (23). Além dos quatro gols marcados sobre a já eliminada seleção de Camarões, a seleção canarinha se apresentou melhor do que nos dois primeiros jogos e garantiu a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo 2014.

O início foi tenso, com Nyom empurrando Neymar, mas o craque brasileiro, aos 19 minutos, deu a resposta e, depois de Luiz Gustavo roubar a bola e fazer um ótimo lançamento na área, marcou o primeiro gol do Brasil, levando a torcida ao delírio no Mané Garrincha.

A festa durou menos de dez minutos, quando Myom passou por Daniel Alves e, dos pés de Matip a bola foi enviada para o fundo das redes. A apreensão da torcida brasileira com o empate, no entanto, durou pouco: aos 35 minutos, Neymar recebeu e chutou na entrada da área, sem chances para o goleiro camaronês.

Na virada do primeiro para o segundo tempo, Fernandinho saiu do banco para entrar no lugar de Paulinho e também mudar o ritmo de jogo do Brasil. A boa apresentação do meia foi premiada com um gol, aos 38 minutos, o quarto do Brasil diante de Camarões.

Na terceira partida, a seleção do Brasil apresentou bom futebol e contagiou os quase 70 mil torcedores que lotaram o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No centésimo jogo do Brasil em Copa, o estádio registrou o maior público de sua história.

O jogo desta segunda-feira foi o terceiro da Copa em Brasília e o terceiro recorde de público da história do Mané Garrincha. Depois de receber 68.351 torcedores no jogo entre a Suíça e o Equador, no dia 15 de junho, e 68.748 pessoas na partida entre a Colômbia e a Costa do Marfim, no dia 19, a estimativa preliminar de público hoje é 69.349. A partida desta noite também foi a centésima participação do Brasil em copas do mundo.

Ficha técnica

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).  Auxiliares: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (Suécia)

Camarões: Itandjé, Nyom, N’Koulou, Matip, Bedimo, Mbia, Nguemo, Enoh, Aboubakar, Moukandjo e Choupo-Moting.

Brasil: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred.