Neste sábado, foi realizado o treino classificatório da Fórmula 1 para o Grande Prêmio da Bélgica, sob chuva. Max Verstappen, da RBR, ficou com a pole, seguido por George Russell, da Williams, e Lewis Hamilton, da Mercedes. A prova chegou a ficar cerca de 40 minutos parada após batida forte de Lando Norris.
Na primeira bateria, a maioria dos pilotos entraram com pneus de chuva extrema, enquanto apenas as Williams foram de intermediários. Lando Norris terminou na liderança, enquanto Giovinazzi, Tsunoda, Schumacher, Mazepin e Raikkonen eliminados.
Na bateria de número dois, com todos com pneus intermediários, Norris seguiu na liderança, com Lewis Hamilton na segunda posição. Leclerc, Latifi, Sainz, Alonso e Stroll foram eliminados.
Logo no início da terceira bateria, Lando Norris bateu forte na curva de Eau Rouge. O piloto respondeu a equipe pelo rádio e disse estar bem. Pouco antes, os pilotos na pista pediram bandeira vermelha (que foi decretada após o acidente) pelo excesso de água na pista.
Após cerca de 40 minutos de paralisação, a disputa foi retomada, com a Mercedes e RBR com pneus intermediários. Com muitas reviravoltas no final, Verstappen foi o único a completar a volta em menos de dois minutos. Destaque para George Russell, que conseguiu o segundo melhor tempo a bordo de uma Williams. Lewis Hamilton fechou as três primeiras posições.
POLE for Max Verstappen!
George Russell takes P2! ?
Lewis Hamilton finishes P3
Wow! ?#BelgianGP ?? #F1 pic.twitter.com/A1TZQyk9Hc
— Formula 1 (@F1) August 28, 2021
Confira a ordem de largada do GP da Bélgica após a terceira bateria:
1º – Max Verstappen
2º – George Russell
3º – Lewis Hamilton
4º – Daniel Ricciardo
5º – Sebastian Vettel
6º – Pierre Gasly
7º – Sergio Pérez
8º – Valtteri Bottas
9º – Esteban Ocon
10º – Lando Norris