Torcida do Santos publica vídeo ameaçando Império e Coritiba reforça segurança

Publicado em 7 nov 2024, às 16h53.

Um vídeo publicado por uma torcida organizada do Santos nas redes sociais mobiliza a atenção de autoridades paranaenses. Nele, integrantes cantam e prometem vir à Curitiba na segunda-feira (11) acompanhar o jogo do time contra o Coritiba, no Couto Pereira, e “dar porrada na Império”, a torcida organizada do Coxa. Nos cânticos, eles ainda se referem ao estádio como “área de lazer”. A partida está marcada para ocorrer às 21h. Para o Peixe, vale a confirmação do acesso para a Série A e a manutenção na luta pelo título do torneio. Para o Coritiba, o jogo serve apenas para cumprir tabela.

Torcida do Santos ameaça organizada do Coritiba. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O histórico de conflitos entre as duas torcidas organizadas preocupa autoridades. Confrontos dentro e fora de estádios e praças em Curitiba, alguns envolvendo até jogos do Athletico, foram registrados nos últimos anos. Caravanas de ônibus vindas do litoral paulista para acompanhar a partida também fizeram parte dos roteiros dos últimos anos, bem como ameaças nas redes sociais. Estas, aliás, já são visíveis em posts de uma das organizadas do Peixe, que já organiza a viagem e se refere ao estádio do Coritiba como “esgoto”.

Leia mais:

Coritiba sobe para R$ 400 ingressos de visitantes para jogo contra o Santos

Coritiba busca Mozart, do Mirassol, para 2025

Envolvidos em mais um jogo que promete ser carregado de tensão (no Coxa, especialmente pela frustração de não ter subido), clubes e demais autoridades preparam ações para coibir a violência e permitir a tranquilidade do espetáculo.

Coritiba garante reforço na segurança; Demafe transfere responsabilidade para a Polícia Militar

A reportagem entrou em contato com o Coritiba que, por sua vez, garantiu estar ciente do vídeo que circula nas redes sociais e do histórico de rivalidade que há entre as torcidas. Porém, atesta que haverá segurança para os torcedores que forem ao Couto Pereira na noite da próxima segunda-feira, visto que fará um reforço na segurança. Policiais e Seguranças particulares estarão atuando na partida.

A DEMAFE (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos), por sua vez, garantiu que a responsabilidade por impedir situações de confrontos na partida é da PMPR, responsável pelo “policiamento preventivo”.

A reportagem ainda busca posicionamentos oficiais por parte da Polícia Militar do Paraná, do Santos e da CBF. Caso os tenha, atualizará a matéria.

Integrante da Império afirma que organizada “defenderá patrimônio” em caso de ataque

Um torcedor que faz parte da torcida organizada Império Alviverde afirmou que alguns dos integrantes estão cientes de algumas ações que estão sendo preparadas pelos santistas rumo à Curitiba. Alguns deles, de acordo com o torcedor, que conversou com a reportagem sob a condição de anonimato, afirma que há uma preparação para “defesa” em caso de ataques. Porém, ele garantiu que, caso isso ocorra, estarão prontos para defender o “patrimônio, o Couto Pereira e o torcedor do Coritiba”.

O homem, todavia, afirmou que não sabe ao certo se haverá incitações à violência por parte de integrantes da organizada do Santos.