O Paraná foi até Alagoas, no estádio municipal de Arapiraca, para enfrentar o ASA pela 25ª rodada da série B do brasileirão, no ultimo sábado (28/09), e goleou o time da casa por 4 a 1.
O Tricolor chega agora a 45 pontos e cola no segundo colocado, o Chapecoense, que perdeu para o Paysandu na rodada e tem um ponto a menos que o Paraná.
O Paraná entrou em campo postado ofensivamente, como de costume. O técnico Dado Cavalcanti investiu em três atacantes para dar rapidez nas jogadas de contra-ataques, já que uma partida fora de casa pede um esquema tático do gênero. No inicio da partida acreditava-se realmente que o destino do Paraná encaminhava-se para uma possível derrota, até porque o ASA saiu na frente com um gol de Edson Veneno, aos 17 minutos. Entretanto, o gol do time do ASA deu mais liberdade ao Tricolor, que dominou a partida e empatou três minutos depois com Reinaldo.
Durante todo o primeiro tempo, ambas as equipes criaram com frequência, mas apenas o Paraná teve resultados efetivos, tanto que antes do fim da primeira etapa a equipe paranista conseguiu virar o placar, com Paulo Sérgio aos 31 minutos, com um belo gol de cobertura.
Habilidade de JJ Morales leva mais excelência ao ataque paranista
Na segunda etapa, o Tricolor permaneceu investindo nas jogadas de contra-ataque e suas finalizações, levando cada vez mais perigo ao gol do ASA.
Mas era de se reparar que a vitória do Tricolor não estava sendo escrita apenas por méritos dos atacantes e criadores de jogadas. O goleiro Luis Carlos fez uma partida espetacular e evitou inúmeras vezes que o time da casa empatasse, ou até mesmo ficasse a frente do placar novamente. Aos 14 minutos, Didira bateu no canto superior e o arqueio Tricolor fez uma grande defesa. Logo na sequencia, Jorginho cobrou falta por baixo da barreira e o novamente o goleiro paranista estava presente executando ótima defesa.
Com o gol paranista fechado, a tranquilidade fixou-se no ataque. O Paraná investia na posse de bola e chegava com muito mais perigo, até que aos 24 minutos, a torcida do ASA começou a deixar o estádio após ver Ricardo Conceição fazer o terceiro gol paranista.
O Paraná com a vitória garantida, não contava que Lucio Maranhão fosse expulso por reclamação e JJ Morales fizesse o dele um minuto após ter entrado em campo no lugar de Paulo Sergio, aos 40 minutos da etapa complementar.
Ainda me pergunto porque o técnico do Tricolor não deixa o atacante JJ Morales na titularidade paranista. Ele ja provou por inúmeras vezes que tem capacidade de sobra para levar o ataque paranista adiante com a responsabilidade de um maestro, só falta esta chance chegar. Enquanto isso, a permanência dele no banco de reservas como segurança para “entrar e resolver” já serve de bom tamanho.
Na próxima rodada, o Paraná recebe o América-MG, na Vila Capanema, na próxima terça-feira (01/10), as 21h50.