Tunísia vence a França, mas não se classifica às oitavas de final da Copa do Mundo

Publicado em 30 nov 2022, às 14h09.

Tunísia e França se enfrentaram nesta quarta-feira (30), pela última rodada do grupo D, no estádio Cidade da Educação. Vitória dos africanos por 1 a 0, marcado por Skazri no segundo tempo. Depois de quase 70 minutos de puro ataque, a Tunísia fez seu gol e segurou a vitória, mas com o triunfo da Austrália sobre a Dinamarca, viu o sonho de avançar pela primeira vez às oitavas de final irem por água abaixo.

Mostrou que as seleções africanas não vêm para a copa do mundo para apanhar das grandes seleções e que podem também sonhar em ir longe em mundiais.

A PARTIDA

Já classificada, a França jogou com time alternativo e levou susto no começo da partida. 7 minutos, Khazri cobra falta para a Tunísia e Ghandri desvia de cabeça para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento do zagueiro tunisiano.

Aos 11 minutos, A Tunísia continuou no ataque. Khazri bate escanteio fechado e quase fez um gol olímpico.

O pressão dos tunisianos fizeram os franceses acordarem para a partida. Com 24 minutos, Coman recebe na entrada da área, mas domina mal e a bola se perde em linha de fundo.

Aos 34 minutos, a Tunísia voltou a rondar a área da França. Khazri aproveitou o rebote, ajeitou e mandou um chute forte, de esquerda, da entrada da área, e Mandanda defende e zaga afastou o perigo.

Com 41 minutos jogados, os tunisianos sobem o campo de ataque. Silmane toca para Khazri, que vai até a linha de fundo e cruza rasteiro, mas ninguém vinha fechando pelo outro lado e a bola sai. Mas a arbitragem marcou impedimento no ataque do time africano.

O ritmo dos tunisianos em busca do gol não diminuiu. No primeiro lance, aos 2 minutos, Khazri dividiu a bola com Tchouaméni dentro da área e cai. Os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro neozelandês Matthew Conger disse que a jogada foi normal.

Com 6 minutos, Fofana se machuca no lance perde a bola para Laïdouni. O camisa 14 da Tunísia ajeitou e chuta para o gol, mas muito cima.

Os africanos insistiram. Aos 12 minutos, Skhiri ganha a bola de Fofana, que toca para Laïdouni e aciona Khazri. O camisa 10 carregou a bola até a entrada da área e bateu na saída de Mandanda, abrindo o placar. Tunísia 1 a 0.

Depois disso, os tunisianos ficaram mais tempo do campo de defesa. O técnico da França, Didier Deschamps, decidiu colocar alguns titulares que foram poupados para essa partida. Entre eles, Mbappé e Griezmann, que deram mais evolução.

Aos 33 minutos, Griezmann tabela na entrada da área e toca para Dembélé, que bate cruzado e obriga o goleiro Dahmen a espalmar para escanteio.

A seleção francesa teve mais oportunidades de empatar, pressionou, mas os tunisianos seguram a vitória. Mas levaram susto no fim.

Aos 52 minutos, bola cruzada na área e Griezmann emenda de primeira para o gol. No campo, o árbitro validou. Mas o VAR chamou para ver o lance e pegou uma falta Kolo Muani na defesa tunisiana.

PRÓXIMOS JOGOS

A França espera a definição do grupo C para saber seu adversário nas oitavas de final. A partida será no domingo (03/120, às 12:00, no estádio Al Thumama.

FICHA TÉCNICA:

Grupo D – 3ª rodada

Local: Estádio Cidade da Educação, Doha (Catar)

Data: Quarta-feira, 30 de novembro de 2022.

Horário: 12:00 (horário de Brasília).

Tunísia: Dahmen; Kechrida, Meriah, Ghandri, Talbi e Maaloul; Skhiri, Laïdouni, Slimane (Abdi) e Ben Romdhane (Chaalali); Khazri (Jebali). Técnico: Jael Kadri.

Gols: Khazri (12 min do 2º tempo).

Amarelos: Kechrida (27 min do 1º tempo).

França: Mandanda; Disasi, Varane (Siliba), Konaté e Camavinga; Fofana (Griezmann), Tchouaméni, Guendouzi (Dembélé), Veretout (Rabiot) e Coman (Mbappé); Kolo Muani. Técnico: Didier Deschamps.

Gols: não teve.

Amarelos: não teve.

ARBITRAGEM

Árbitro: Matthew Conger (Nova Zelândia)
Assistentes: Mark Rule (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga)
Quarto árbitro: Salima Mukasanga (Ruanda)
VAR: Abdulla Al-Marri (Catar)