Universidades se unem para trabalhar em projetos na área esportiva

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promove nesta quinta e sexta-feira (01 e 02), em Curitiba, o I Fórum Rede Seti Esportes. A iniciativa visa a participação das universidades estaduais no Sistema Esportivo Estadual com o objetivo de integrar iniciativas relacionadas à atividade física, saúde, qualidade de vida e esportes em suas diversas manifestações, além de estimular e coordenar parcerias com secretarias, instituições ligadas à Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.

O secretário Alípio Leal agradeceu a participação dos professores no fórum e destacou a importância da iniciativa ao afirmar que as universidades constituem um patrimônio inestimável, distribuído por todo o Estado, com infraestrutura e professores qualificados, “e podem contribuir com programas específicos que atendam as demandas da área”.

INTEGRAÇÃO – De acordo com o coordenador-geral da Rede Seti Esportes, Francisco Paulo Trautwein, o governo do Estado vem promovendo uma série de ações em que busca pontos de convergência e uma maior integração entre programas, projetos e atividades desenvolvidas pelas secretarias do governo estadual. “O potencial das universidades é grande, temos uma infraestrutura educacional em todo o Estado, com mais de quatro mil alunos, especialistas, mestres e doutores e dezenas de cursos em diversas modalidades”, explicou. Trautwein destacou na abertura do encontro a importância do trabalho em rede, principalmente com o advento da Copa do Mundo 2014, das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 e com os muitos projetos relacionados que estão sendo propostos pela Secretaria Estadual de Esporte e demais entidades que compõem o sistema esportivo estadual e nacional.

Os professores das sete universidades estaduais aprovaram a iniciativa. “A presença do secretário no evento deixa claro que temos o apoio da Seti para desenvolvermos os nossos projetos”, disse a diretora do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora Rosangela Marques Busto.

A Rede Seti Esporte foi criada no início deste ano, por determinação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é composta por uma coordenação na própria secretaria e um conselho consultivo formado por profissionais de Educação Física que atuam nas IEES. “Estamos colocando a ciência e a tecnologia à disposição do esporte”, afirmou o secretário Alípio Leal.

Participam da rede as sete universidades estaduais de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Norte do Paraná (UENP); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Paraná (Unespar).

SERVIÇO: I Fórum Rede SETI Esportes.

Data: 01 e 02 (quinta e sexta-feira).

Local: Auditório da Seti – Avenida Pref. Lothário Meissner, 350 – Jardim Botânico –Curitiba-PR.

Telefone: (41) 3281-7300.

2 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando