Com céu limpo e clima agradável, foi disputado neste domingo o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, a 17ª etapa da temporada de 2021. Max Verstappen, da Red Bull, largou na pole position e, apesar de ter perdido a posição em parte da prova, conseguiu vencer a corrida, conquistando seu oitavo triunfo na temporada. Lewis Hamilton terminou em segundo, com Sergio Pérez em terceiro.
A disputa entre Verstappen e Hamilton foi acirrada, com o britânico pulando na frente na largada. Sergio Pérez chegou a ficar lado a lado com o holandês, mas cedeu a posição.
Até a sexta volta, Verstappen vinha andando a sete décimos do Hamilton e não conseguia diminuir. Na 14ª volta, o heptacampeão parou nos boxes e o piloto da Red Bull ganhou a posição após as trocas de pneus. Pérez e Leclerc vinham logo abaixo.
Na 16ª volta, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso ficaram lado a lado na Curva 1 e se tocaram, gerando reclamação do espanhol, mas a direção de prova não viu irregularidade na manobra do finlandês.
Pierre Gasly abandonou a corrida por conta de uma falha na suspensão. Esteban Ocon, que recebeu recado da equipe para parar por possível problema no carro, e Alonso, com falha na suspensão traseira, também deixaram a disputa.
LAP 56/56
It’s the LAST LAP!
Hamilton has DRS, and is charging behind Verstappen #USGP ?? #F1 pic.twitter.com/Vj9nj6xslV
— Formula 1 (@F1) October 24, 2021
Hamilton chegou a assumir novamente a liderança quando Verstappen parou nos boxes, mas o holandês recuperou a posição no momento em que o britânico trocou pneus. As últimas voltas foram de tempos parelhos entre os dois que brigavam pela liderança. Já Sergio Pérez completou o pódio.
Agora, o piloto da Red Bull aparece com 287,5 pontos, na liderança do Mundial, seguido por Hamilton, que tem 275,5. A próxima prova da F1 será no dia 7 de novembro, no México.
Confira os 10 primeiros colocados no GP dos EUA:
1º: Max Verstappen
2º: Lewis Hamilton
3º: Sérgio Pérez
4º: Charles Leclerc
5º: Daniel Ricciardo
6º: Valtteri Bottas
7º: Carlos Sainz
8º: Lando Norris
9º: Yuki Tsunoda
10º: Sebastian Vettel