Vice da Libertadores com o Athletico vira coach de ‘emoção de atletas’
Um dos maiores desafios dos atletas de futebol é saber gerenciar suas emoções. Mas essa não é uma habilidade costumeiramente treinada e trabalhada com os jogadores no Brasil. Muitos atletas desistem da profissão ou não atingem sua performance máxima por não saberem lidar com as adversidades, com a pressão e com os obstáculos que são inerentes da profissão.
Diante da necessidade de desenvolvimento emocional dos atletas, despertada após a sua própria experiência, o ex-jogador Carlos Bertoldi, conhecido como Ticão, criou o projeto Profissão Jogador. Um trabalho que tem como foco o desenvolvimento emocional dos atletas, através de uma plataforma com programas de desenvolvimento de competências mentais e também de mentorias individuais com os jogadores.
Em sete anos de trabalho, o Profissão Jogador se tornou a maior plataforma de ensino paraatletas de futebol no Brasil com mais de 3 mil alunos nos programas de competências mentais, que têm como objetivo ajudar os jogadores a ganhar confiança, a vencer os medos, lidar com pressão, acessar o talento em momentos importantes e construir uma mentalidade positiva.
Somente em 2022, Ticão atendeu 80 atletas em sua mentoria até esse mês de agosto. O público é formado por jogadores de categorias de base, que possuem pais preocupados em ajudar seus filhos no processo de desenvolvimento mental e alta performance dentro do campo, e também por atletas profissionais que desejam conhecer, acessar e construir melhores conexões mentais para aplicar em suas vidas dentro e fora de campo.
Ticão conta como surgiu a intenção de iniciar o projeto. “Em mais de 15 anos de carreira, nunca
tive acesso à compreensão das minhas emoções. Em mais de mil palestras pré-jogo, nenhum
treinador me ensinou a lidar com meus medos e superar aquela ansiedade que, muitas vezes,
prejudicou minha performance. Eu fui refém das minhas emoções por muitos anos e, assim
como eu, centenas e milhares de atletas também vivem esta realidade”, conta.
O ex-atleta explicou que foi no momento mais difícil de sua carreira que começou a se preparar para cuidar de outros atletas. “Eu comecei no Athletico Paranaense e depois atuei no Sport Recife, Náutico, Fortaleza, Luverdense, Ituano. Em 2012, fui para Hong Kong pela primeira vez, logo após uma passagem frustrante na Grécia. Mas o maior e mais importante momento da minha vida foi uma lesão grave no quadril em 2015, em que fui convidado pelo médico a
encerrar minha carreira com 30 anos de idade. Diante disso, decidi buscar aprender mais sobre
inteligência emocional, algo que despertou em mim o entendimento da necessidade de desenvolvimento emocional nos atletas. Foi no momento mais difícil da minha carreira que descobri o maior propósito da minha existência: cuidar de atletas!”, revela.
Foi, então, que Ticão começou a se preparar para atuar na área de mentorias de atletas. “Entre as dores de lidar com a aposentadoria precoce e o estudo das competências psicológicas da alta performance, recebi um convite para voltar a ogar em agosto de 2016. Eu retornaria para Hong Kong para jogar por mais 5 temporadas. E foi exatamente durante este período que iniciei o Canal no Youtube chamado Profissão Jogador, que hoje conta com mais de 430.000 seguidores.
Aos poucos, consegui atingir os jovens por meio da informação e do conhecimento. Fui mostrando a realidade por trás do glamour e, desta forma, aproximando as crianças e
adolescentes”, explica.
Com a compreensão sobre os desperdícios de performance que Ticão teve em sua carreira que, como ele mesmo define, ocorreram em consequência da incapacidade de lidar de maneira inteligente com as pressões, cobranças, mudanças, hostilidade e a exposição cada vez maior nas redes sociais, ele decidiu estudar de maneira mais complexa a relação entre o comportamento, cultura e pensamento do atleta e todas as suas consequências quando o assunto é performance.
Do sonho em cuidar de atletas, surgiu a Profissão Jogador Academy, uma academia de futebol especializada em conjugar desenvolvimento físico, técnico, tático e mental para atletas. Para estender esse trabalho, surgiu também a Profissão Jogador Agency, uma agência de gerenciamento de carreira de atletas que se estabeleceu com a participação do agente de atletas Anderson Gomes, também ex-atleta. Na agência, o trabalho é fundamentado no
desenvolvimento intelectual e emocional de jogadores para participar da construção de suas
carreiras.
E o projeto não para por aí. “Atualmente estamos construindo um centro de treinamento para
abrigar e proporcionar a expansão de todas as nossas ações digitais e físicas. Hoje, eu sou o
único coach do Brasil que foi atleta profissional de futebol que é especialista em comportamento
humano e que proporciona ações especificas e direcionadas para a alta performance dos atletas
brasileiros”, conta Ticão.
O principal objetivo de todo o projeto já está sendo alcançado. “Meu sonho está acontecendo.
A ideia de construir atletas mais conscientes, com um comportamento estabelecido em valores
e princípios. Seres humanos que fazem desse mundo um lugar melhor e que se vestem de atletas
nas horas vagas. O mundo sem o esporte seria muito pior! O mundo com este tipo de atletas
pode ser muito melhor!”, completa Ticão.
Perfis oficiais do projeto Profissão Jogador:
Site oficial: https://profissaojogador.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/c/CarlosBertoldi/featured
Instagram: @profissaojogador
Facebook: https://www.facebook.com/profissaojogador