Etapa Mundial de Breaking: conheça os curitibanos que prometem dar show em campeonato

Publicado em 9 jul 2022, às 05h30. Atualizado em: 8 jul 2022 às 15h10.

Curitiba dá o pontapé inicial no Red Bull BC One 2022, o maior campeonato mundial de Breaking. A apenas dois anos para a estreia, a primeira etapa, que funciona como uma seletiva regional, acontece neste domingo (10), na Expo Unimed.

Leia mais: O que fazer neste fim de semana em Curitiba e RMC

O breaking será a única modalidade estreante nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com a mudança feita em 2020, há uma grande expectativa de que comecem os avanços da profissionalização da prática.

No evento da capital paranaense, a competição começa com uma disputa no formato 1×1, com duas a três entradas dos dançarinos em cada round. As apresentações levam de 30 segundos até 1 minuto, a depender da estratégia adotada pelo participante em cada um dos momentos.

Os artistas devem considerar em suas performances fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade, que significa dançar em cima da ‘quebra’ da música, o que traduz o nome da modalidade.

Participantes curitibanos

B-Boy Dinamite

“Cresci num lugar em São José dos Pinhais, em Curitiba, onde eu praticava esse breaking, mas eu não tinha tanta experiência. Fui para um projeto e treinávamos na frente do shopping Itália, que é um lugar histórico, na década de 80 a galera já dançava breaking lá”,

diz Samuel Dinamite.
(Foto: Instagram)

Samuel conta que descobriu o breaking num projeto social perto da casa dele, mas não tinha tanta referência ou experiência e que só aprendeu após assistir alguns fitas da época. “Você tem que ter força de vontade: querer dançar e se movimentar, porque o breaking trabalha corpo, mente, respiração, concentração e musicalidade.”

B-Boy Bones

Carlinhos de Oliveira Prestes, também conhecido como Bonnes, cresceu no bairro Guarituba-Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Mesmo bairro onde conheceu o Breaking (cultura Hip Hop), entre os anos de 2003 2004, através de um amigo de infância, Deivison Souza (stayflow).

(Foto: Reprodução/Instagram)

“Pratico Breaking 3 vezes na semana, no Shopping Itália e também em espaços culturais da região, espaços que agora após pandemia estão abertos novamente. […] Acredito que eventos (Red Bull BC One) como esse movimentam e fomentam a cultura, são super importantes pra resgatar e manter o Hip Hop vivo”,

contou Bones, em entrevista ao RIC Mais.

Desafios no esporte

Os dois participantes relataram a dificuldade do ínicio da prática da modalidade. A falta de visibilidade e o preconceito são os principais desafios, conforme destacou os participantes curitibanos.

“Várias pessoas modificavam, acham que era coisa de pessoas inadequadas e maloqueiras, mas na realidade é mais trabalhar com a sua mente, corpo e respiração, não é só chegar e fazer um movimento”, conta Bonnes.


“Eventos como esse movimentam e fomentam a cultura, são super importantes pra resgatar e manter o Hip Hop vivo. Espero que evolua de forma positiva e que alcance mais e mais pessoas, que tenha mais recursos e investimentos”.

completa Dinamite.

Como funciona a competição?

De cada Cypher sairão quatro vencedores, dois de cada categoria (feminina e masculina), que avançam à próxima fase: a Final Nacional, que reunirá 16 B-Boys e 16 B-Girls, em São Paulo, no dia 31 de julho, e que consagrará um B-Boy e uma B-Girl para representarem o Brasil na grande decisão, em Nova Iorque (EUA), berço do Hip Hop. 

“O Red Bull BC One, pra gente que dança, é como se fosse a copa do mundo. A gente para na casa de algumas pessoas para assisir, alguns outros eventos a gente se reúne também, com o grupo superstar b-boys, mas o Red Bull é como se fosse a copa do mundo. A gente se reúne, analisa e troca ideia”,

disse Samuel Dinamite.
(Foto: Reprodução/Pixabay)

Como participar?

Os interessados em participar devem se inscrever no site redbull.com/bcone-br ou por ordem de chegada no local da competição, que acontece na Expo Unimed (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial de Curitiba) a partir das 08h. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Serviço

  • Red Bull BC One – Cypher Curitiba
  • Local: Expo Unimed – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial de Curitiba, Curitiba – PR, 81280-330
  • Data: 10/07/2022
  • Horário: a partir das 8h
  • Ingresso: Gratuito 
  • Inscrições: Previamente pelo site redbull.com/bcone-br ou por ordem de chegada no local do evento