Ferrari domina GP dos EUA com dobradinha e sonha com Campeonato de Construtores

Charles Leclerc (Ferrari) ganhou o GP dos EUA, com Carlos Sainz (Ferrari) em segundo lugar e Max Verstappen (Red Bull Racing) em terceiro

por Mariana Gomes
Sob supervisão de Jorge de Sousa
Publicado em 21 out 2024, às 19h17.

No último domingo (20), aconteceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos (GP dos EUA) em Austin, Texas. Com a vitória de Charles Leclerc e segundo lugar de Carlos Sainz, a Ferrari se aproximou na batalha pelo Campeonato de Construtores.

Ferrari domina GP dos EUA com dobradinha e aproxima no Campeonato de Construtores
Essa foi a terceira vitória de Charles Leclerc em 2024 (Foto: X/ScuderiaFerrari)

O piloto monegasco conseguiu a liderança da corrida já na primeira curva, quando passou o companheiro de equipe, Max Verstappen e Lando Norris. De acordo com Leclerc, ele esperava que os dois líderes do Campeonato de Pilotos batalhassem na primeira curva e, por isso, estava pronto para aproveitar o espaço aberto.

Além disso, Norris e Verstappen batalharam pela terceira posição no pódio, chegando a resultar em uma penalidade de 5 segundos para o piloto britânico. Durante a curva 12 da volta 52, Lando Norris foi penalizado no GP dos EUA por ultrapassar o adversário por fora da pista. Por isso, mesmo finalizando a corrida em terceiro lugar, a última colocação do pódio ficou para o piloto da Red Bull Racing.

Após a corrida, Norris defendeu sua atitude, afirmando que teria cedido a posição a Verstappen caso acreditasse que a ultrapassagem tivesse sido ilegal. “Eu ainda acho que nós estávamos certos, considerando que Max também saiu da pista. Normalmente, se você defende sua posição e sai da pista, você tem que devolver a colocação”, explicou na entrevista pós-corrida. “Eu acho que eu fiz certo, mas eu não faço as regras. Max dirigiu bem, foi uma corrida divertida entre nós, uma boa batalha. Ele defendeu bem, fez tudo que tinha que fazer”.

Novatos brilham no GP dos EUA

Além disso, ambos os novatos no grid de pilotos pontuaram neste fim de semana. Correndo pela Williams, o argentino Franco Colapinto chegou em 10° lugar, marcando um ponto. Enquanto Colapinto largou em 16° lugar, seu companheiro de equipe Alexander Albon largou uma posição na frente, mas terminou na posição de origem do novato.

Ferrari domina GP dos EUA com dobradinha e aproxima no Campeonato de Construtores
Liam Lawson e Franco Colapinto ainda não tem vaga na Fórmula 1 para 2025 (Foto: Instagram/liamlawson30/francocolapinto)

Já Liam Lawson, que substituiu Daniel Ricciardo na RB após o GP de Singapura, largou na 19ª colocação após penalidades por mudança no carro. Contudo, ele conseguiu subir dez posições, terminando a corrida em 9° lugar e acumulando 2 pontos no campeonato.

Após GP dos EUA, liderança do Campeonato de Construtores se aproxima

Agora, com 43 novos pontos para a Ferrari, a equipe ameaça a Red Bull Racing no segundo lugar do Campeonato de Construtores. Como o segundo piloto da equipe de Max Verstappen, Sergio Perez, chegou em sétimo lugar no GP dos EUA, o time conseguiu apenas 21 pontos. Em comparação, a McLaren, que está na atual liderança, conquistou 22 pontos com a 4ª colocação de Lando Norris e a 5ª de Oscar Piastri.

Ferrari domina GP dos EUA com dobradinha e aproxima no Campeonato de Construtores
Este pode ser o quarto título na carreira de Max Verstappen (Foto: Instagram/f1)

Com isso, a equipe papaya totaliza 544 pontos no Campeonato de Construtores, 50 pontos à frente da Red Bull Racing, com 504. Por outro lado, a Ferrari tem 496, se aproximando da segunda colocação.

Já no Campeonato de Pilotos, Max Verstappen continua na liderança, com 354 pontos. O GP dos EUA era essencial para Lando Norris diminuir a distância entre ele e o tricampeão, que agora está em 57 pontos.

Entretanto, o inglês ainda tem chances de ultrapassar Verstappen, mesmo com 297 pontos. Além dele, ainda é possível, matematicamente, que Charles Leclerc (275), Oscar Piastri (247) e Carlos Sainz (215) levem o campeonato. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.