Curitiba deve ficar fora da Copa do Mundo Feminina 2027
Como organizadora do evento, a Fifa ainda poderá fazer mudanças no projeto inicial apresentado pela CBF
A cidade de Curitiba deve ficar fora da Copa do Mundo Feminina que será disputada no Brasil em 2027. A escolha do país sede aconteceu durante o 74º Congresso da Fifa na madrugada dessa sexta-feira (17), em Bangkok, na Tailândia.
De acordo com o projeto apresentado à Fifa para a candidatura, serão 10 cidades e 10 estádios que receberão os jogos da competição. Todos foram utilizados na Copa do Mundo Masculina em 2014. Só duas cidades que foram sedes no mundial masculino ficaram de fora, Curitiba (PR) e Natal (RN).
- Leia também: Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina 2027
Mas como organizadora do evento, a Fifa ainda poderá fazer mudanças no projeto inicial apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a organização da Copa. A entidade mundial tem autonomia para fazer mudanças de datas e locais de abertura e encerramento da competição e até a quantidade de estádios e sedes que vão receber os jogos.
Curitiba fica fora das 10 cidades sedes do Mundial
Com a eleição do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027, o país inicia a preparação para receber os jogos entre 24 de junho e 25 de julho. O projeto prevê a abertura e o encerramento no estádio do Maracanã, que deve receber mais seis partidas.
Além disso, a Neo Química Arena, em São Paulo deve receber uma das semifinais. Assim como o estádio Mané Garrincha, em Brasília. A disputa do terceiro lugar está previsto para o Mineirão, em Belo Horizonte.
Estádios listados no projeto:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Arena Corinthians (São Paulo)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena Amazonas (Manaus)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
Em 2014, a Arena da Baixada foi o estádio utilizado no Mundial masculino. Quatro jogos aconteceram em Curitiba, recebendo seleções como Espanha, Austrália, Honduras, Equador, Irã e Nigéria.
Sede inédita
Com o resultado, esta será a primeira vez, em 10 edições, que a Copa do Mundo Feminina será disputada na América do Sul. Por ser país sede, o Brasil já está classificado. Assim como a última edição do torneio, disputada na Austrália e Nova Zelândia, vencida pela Espanha, a competição contará com a participação de 32 seleções.
Competição já teve outras sete sedes:
- 1991 – China
- 1995 – Suécia
- 1999 – Estados Unidos
- 2003 – Estados Unidos
- 2007 – China
- 2011 – Alemanha
- 2015 – Canadá
- 2019 – França
- 2023 – Austrália e Nova Zelândia
- 2027 – Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui