A bola volta a rolar pelo Campeonato Mineiro neste final de semana. No domingo, às 16h (de Brasília), o Atlético-MG visita o América-MG na Arena Independência em um clássico que terá as duas equipes de olho na liderança da competição.
Um dos clubes que mais sofreram alterações durante a paralisação por conta da pandemia de covid-19, o Galo vem cheio de expectativas para este retorno. Os zagueiros Junior Alonso e Bueno, os volantes Alan Franco e Léo Sena e os atacantes Keno e Marrony foram contratados. Por outro lado, Patric, Hulk, Edinho, Di Santo e Clayton deixaram o clube, além de Lucas Hernández, Zé Welison, Ramón Martínez e Ricardo Oliveira, que não fazem parte dos planos de Jorge Sampaoli.
O treinador argentino, que dirigiu o time em apenas um jogo antes da paralisação, teve a chance de testar uma equipe repaginada na última semana, justamente contra o América-MG. Com Marrony e Marquinhos formando dupla de ataque, o Atlético-MG saiu atrás, mas virou e venceu a partida por 3 a 2 na Cidade do Galo.
Não bastasse uma equipe naturalmente com mudanças, Sampaoli terá ao menos três desfalques certos para o duelo deste domingo. O zagueiro Gabriel, com lesão no púbis, está fora de combate, assim como Diego Tardelli, que fraturou o tornozelo direito e só deve voltar em 2021. Quem também não joga é o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que cumpre suspensão por ter levado cartão vermelho na última rodada.
Do outro lado, o América-MG vem mordido para quebrar o tabu sobre o rival. O Coelho não vence o clássico desde o 2016. Se o Atlético-MG vem com muitas mudanças para o segundo semestre, o time do técnico Lisca manteve a base desde o início da temporada. Com isso, a aposta da equipe é no entrosamento dos atletas, mesmo após quatro meses de paralisação.
O duelo deste domingo é crucial na luta pela liderança da primeira fase. O América-MG é o atual líder com 21 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG, que aparece em terceiro com 17, se for derrotado. Para tomar de vez a posição do Coelho, o Galo ainda precisa torcer para o tropeço do vice-líder Tombense, que aparece com 20 pontos.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG X ATLÉTICO-MG
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de julho de 2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
AMÉRICA-MG: Airton; Leandro Ferreira, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Augusto e Rodolfo
Técnico: Lisca
ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Allan, Nathan e Hyoran; Savarino, Marquinhos e Marrony
Técnico: Jorge Sampaoli