A formação de ataque da Seleção Brasileira no empate contra o Equador contou com uma importante ausência. Neymar não foi escalado entre os titulares e permaneceu no banco de reservas durante os 90 minutos.
Após a partida, o técnico Tite fez uma avaliação do desempenho ofensivo sem seu principal jogador e explicou a ausência do camisa 10, justificando que a decisão foi parte de um planejamento para não perdê-lo nas quartas de final por suspensão.
“Primeiro tempo muito bom. No segundo tempo faltou uma articulação maior. Contextualizando, nós também planejamos não colocar atletas com cartão dentro do jogo para não correr risco. Então, por exemplo, uma saída de bola nossa seria com o Alex Sandro, mas ele está com cartão. O (Renan) Lodi saiu com uma pancada, e o ímpeto era de colocar o Alex Sandro, mas não posso em termos de planejamento”, disse em entrevista coletiva.
Tite também fez elogios à atuação da Seleção, sobretudo no primeiro tempo. Apesar do empate, o comandante destacou que o Brasil foi superior durante a maior parte do jogo e afirmou estar contente com o “jogo de desempenho” apresentado pela equipe.
“Nós fizemos um grande primeiro tempo. Parecia que a equipe jogava junto há bastante tempo, criando oportunidades, trabalhando a bola, tendo profundidade e articulação. Fez um grande primeiro tempo. No segundo, o Equador veio melhor ajustado, atacando com bolas aéreas e de profundidade, e gerando uma dificuldade pra gente nas bolas paradas. Fez o gol de empate, retomamos a partida na metade e fomos melhores daí para o final, sem ser igual ao primeiro tempo”, avaliou.
“Claro que gostaríamos de um placar melhor e ter ajustado alguns detalhes, como a bola parada defensiva, naquela que tomamos o gol, mesmo sabendo que fizemos na bola parada ofensiva. Mas nessas circunstâncias, em termos de jogo de desempenho, inclusive com o Paquetá, fiquei muito contente”, completou o técnico.
O Brasil avançou para as quartas de final da Copa América na liderança do Grupo B, com 10 pontos somados. O time espera a definição do Grupo A nesta segunda para conhecer seu rival na próxima fase.